28/11/2019 - Encontro de Oncologia e Hematologia promovido pelo HAC reuniu especialistas em Barra Bonita

Profissionais da área da saúde se reuniram no último final de semana para participar do 2º Encontro de Oncologia e Hematologia do Hospital Amaral Carvalho (HAC) realizado no Hotel Estância, em Barra Bonita. O evento ocorreu nos dias 22 e 23 e apresentou palestras e discussões de casos dos mais variados temas relacionados ao tratamento do câncer.
O médico oncologista do HAC e presidente do encontro, Carlos Augusto Mendonça Beato, realizou a cerimônia de abertura e ressaltou a importância do congresso para troca de experiências profissionais. “O evento reúne profissionais do mais alto gabarito, com nível de aulas bastante elevado.” Depois, o hematologista Edvan Crusoé, do Hospital Universitário Prof. Edgar Santos, da Universidade Federal da Bahia, ministrou palestra sobre mieloma múltiplo.
O hematologista do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e diretor do Centro de Transplante de Medula do Hemocentro de Ribeirão Preto, Renato Cunha, foi convidado para falar sobre os resultados observados recentemente da terapia denominada Car T- cell. O tratamento estimula células de defesa a reconhecerem e combaterem o tumor. “A terapia foi usada pela primeira vez na América Latina e conseguimos a remissão total da doença”, conta Cunha. Os testes foram feitos com apoio da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto em um paciente de 64 anos com linfoma.
O médico oncologista Ricardo Caponero, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, discutiu as novas tecnologias aliadas à medicina. Caponero comentou o desenvolvimento de máquinas que auxiliam no diagnóstico e tratamento de doenças, mas apontou que o ser humano não pode se tornar obsoleto.  Fechou a primeira noite de evento o jornalista Carlos Nascimento, com discurso sobre os rumos do Brasil.

Palestras
No sábado, o evento teve 20 palestras com assuntos como tratamento do câncer colorretal, mudanças no tratamento do câncer renal, câncer de próstata resistente à castração, avanços no câncer de mama, novas tecnologias para câncer de pulmão, entre outros. Neste dia, foi realizada também a 4ª Jornada de Terapia Intensiva Oncológica do HAC, que promoveu outras sete atividades para os participantes.
O Hospital Amaral Carvalho contou com o apoio de empresas parceiras para realizar os eventos, como: Amgen, Astellas, AstraZeneca, Bayer, Bristol-Myers Squibb, Daiichi-Sankyo, Janssen, Merck, MSD, Novartis, Pfizer, Pierre Fabre, Roche,Takeda e Zodiac.
 

Autor: Estela Capra