12/11/2019 - Mastologistas ressaltam importância de capacitação em oncoplastia e reconstrução mamária para tratamento das pacientes

O Hospital Amaral Carvalho (HAC) certificou 12 mastologistas no 3º Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária, desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). O evento de encerramento e entrega dos certificados ocorreu na noite da última sexta-feira (8 de novembro) no auditório do Ciesp de Jaú e contou com a participação do representante da Comissão de Oncoplastia da SBM, Cícero de Andrade Urban, o coordenador nacional do curso, Maurício Resende, os coordenadores locais, João Ricardo Auler Paloschi e Ailton Joioso, e o diretor de Transparência e Imagem Institucional do HAC, Fernando Schwarz.
Os representantes elogiaram a estrutura do hospital e ressaltaram que o curso é a oportunidade de mudar a vida de muitas pacientes. “O que vocês têm aqui é uma joia e vocês estão fazendo a diferença na vida de muitas mulheres. Quando vamos para congressos de mastologia, todos conhecem o Amaral Carvalho por conta desse curso”, comentou o médico Cícero de Andrade Urban.
O coordenador nacional também lembrou a importância da formação para priorizar o bem-estar das pacientes. “Os ensinamentos serão replicados Brasil afora e, sempre, pensando em primeiro lugar nas nossas pacientes”, disse Maurício Resende.
Ao longo dos 11 módulos, 103 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foram atendidas e 245 procedimentos foram contabilizados. O coordenador João Ricardo Auler Paloschi avalia que as técnicas propiciam tratamento diferenciado às mulheres. “A gente trata oncologicamente muito bem essa paciente e, do ponto de vista estético, ela tem um resultado muito bom também.”
Participaram do curso mastologistas de diferentes estados do País, como Bahia, Goiás, Pernambuco, Maranhão, entre outros. O também coordenador Ailton Joioso avalia que, a partir de agora, os profissionais estão prontos para multiplicar o conhecimento aqui adquirido em pacientes de suas regiões. “Foi um período de treinamento árduo, mas eles saem capacitados para oferecer um tratamento com resultados mais satisfatórios”. Joioso ressalta ainda que já está sendo formatada a quarta edição do curso, com início em janeiro de 2020. As inscrições vão até dia 29 de novembro pelo site da SBM. (http://www.sbmastologia.com.br/medicos/cursos/curso-sbm/)

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Estela Capra