07/11/2019 - HAC certifica mastologistas em 3º Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária

O Hospital Amaral Carvalho (HAC) forma na próxima sexta-feira (8/nov) a 3ª turma do Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária, promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). O evento de encerramento começa às 19 horas no Ciesp de Jaú, na Rua Luiz Brancaglion, 20.
Participam da cerimônia os coordenadores locais e mastologistas João Ricardo Auler Paloschi e Ailton Joioso, o coordenador nacional, Maurício Resende, e representantes e integrantes da Sociedade Brasileira de Mastologista e da Regional de São Paulo.
O curso capacita mastologistas de todo o País a realizarem cirurgias oncoplásticas e reconstrução mamária. Com as técnicas, o cirurgião pode tratar o câncer e, ao mesmo tempo, remodelar e simetrizar a mama, trazendo bons resultados estéticos para a paciente e diminuindo o impacto na autoestima.
Neste ano, 103 pacientes foram atendidas e 245 procedimentos realizados pelos professores e alunos durante o curso realizado no HAC. Até o final do mês, outras dez mulheres passarão por cirurgia ainda pelos mastologistas dessa turma. “Estamos capacitando mais doze profissionais que vão atender em todo o Brasil. Nós somos um centro formador de médicos da área, que levam o nome do hospital e o divulgam nacionalmente”, comenta o coordenador do curso e mastologista João Ricardo Auler Paloschi. Além de Jaú, há somente em Goiânia outro curso na área com parceria da SBM.

Oportunidade

Paloschi ressalta que outro fator importante da iniciativa é a grande oportunidade para as mulheres que já realizaram a mastectomia ou estão em tratamento do câncer, como foi o caso da Soely Alves da Silva de 52 anos. A dona de casa passou por cirurgia para retirada de um tumor em junho deste ano. “O médico sugeriu a oncoplastia e eu achei uma boa alternativa. Sabia que com a retirada de um quadrante de uma das mamas por conta do tratamento ficaria muito assimétrico. Optei pela cirurgia nas duas e ficou muito bom”, diz.
Já Débora Castro de Oliveira de 25 anos aguarda pela cirurgia que será realizada neste sábado, dia 9, e conta que está ansiosa. “Fiquei preocupada, em primeiro lugar, com minha saúde. Mas sei que com a retirada da mama, ficaria um pouco diferente, então, se dá para fazer o tratamento oncológico e a plástica ao mesmo tempo é melhor”, diz.
Os coordenadores já aguardam pela próxima turma, que deve iniciar em janeiro de 2020. As inscrições para a 4ª edição do curso já estão abertas no site da SBM (http://www.sbmastologia.com.br/medicos/cursos/curso-sbm/).

Serviço
Encerramento do 3º Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária

Dia 8 de novembro, às 19h
Local: Ciesp - Rua Luiz Brancaglion, 20, Jaú

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Estela Capra