11/10/2019 - Casal governador do Rotary Club visita HAC e conhece projeto Faces

   O Hospital Amaral Carvalho (HAC) recebeu na última quarta-feira (9/out) a visita do casal governador do Rotary Club do Distrito 4480, Antonio Orlando Cavichia e Sandra Margarete Pasquini Cavichia.
   O casal visitou a região de Jaú desde o dia 8 e esteve no hospital junto de rotarianos da cidade para conhecer o projeto Faces, dirigido pelo cirurgião dentista Cassiano Alves Ferreira Neto. A iniciativa é realizada pelo HAC em parceria com a Fundação Rotária e a empresa de soluções tecnológicas TRÍON, de Brasília/DF, e pretende agilizar a oferta de próteses para pacientes com câncer na região da face com a impressão de moldes em 3D. Atualmente, o paciente passa por aproximadamente oito consultas até que os órgãos fiquem prontos. “Com a aquisição da impressora, podemos garantir a entrega mais rápida ao paciente, com três consultas.”
   De acordo com o governador, é papel do Rotary observar as necessidades da comunidade e buscar soluções. “Seria um grande orgulho para mim auxiliar o projeto, precisamos nos empenhar nisso”, comenta Cavichia.
   As próteses são fornecidas gratuitamente pelo Hospital Amaral Carvalho para os pacientes que sofreram mutilação de órgãos do rosto. A ideia é que, com a implementação do projeto, mais peças possam ser produzidas por conta da rapidez e economia de material. Podem ser confeccionadas próteses orais, nasais, de orelha, de olho e de olho incluindo pálpebra.
   “A grande mensagem deste projeto é o resgate social que irá proporcionar aos pacientes, é devolver o convívio social para alguém que foi mutilado por conta da doença e não sai de casa”, avalia o diretor de Apoio Social, Eduardo Tadeu Guedes Piragino.
   Após a apresentação do projeto, o casal de governadores conheceu as dependências do hospital e conversou com pacientes em tratamento.

Custo
   Para custear a compra da impressora e dar início ao projeto, a equipe de Reabilitação Bucomaxilofacial do Hospital Amaral Carvalho busca junto à Fundação Rotária recursos de doações e investimentos de empresários. A contribuição pode ser feita no site www.projetofaces.ong.br.

 

Autor: Estela Capra

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar