4/10/2019 - Ex-paciente mobiliza colegas de trabalho para doação de sangue

   Constantemente reforçando os pedidos de doações de sangue e plaquetas, o Hemonúcleo Regional de Jaú recebeu uma agradável surpresa na manhã desta sexta-feira (4/out). Incentivados por um ex-paciente, cerca de 50 funcionários da Citrosuco – unidade de Lençóis Paulista, produtora global de suco concentrado de laranja, ajudaram na manutenção do estoque do banco de sangue do Hospital Amaral Carvalho (HAC), referência em tratamento de câncer e transplante de medula óssea.
 Em 2015, o encarregado de colheita da empresa, Marcos Paulo dos Santos (foto), conheceu o HAC, quando iniciou o tratamento contra uma leucemia. “A gente nunca espera que isso possa acontecer com a gente, o diagnóstico foi um susto muito grande”, lembra.
 Na época, ele precisou de várias transfusões de sangue e plaquetas, e viu de perto a luta diária da instituição para não deixar faltar hemocomponentes. “Hoje levo uma vida normal, passo apenas por acompanhamento médico periodicamente, mas estou bem. Então, pensei em fazer algo para demonstrar minha gratidão a toda essa equipe e ao Hospital”, contou.
 Com apoio dos gestores da unidade em que trabalha, Marcos convidou funcionários para virem até o Hemonúcleo doar sangue e plaquetas. “Eles lotaram a sala de espera, ficamos encantados e agradecidos”, afirmou a assistente social Maria Isabel Teixeira.
  Essa foi a primeira mobilização, mas Marcos garantiu que pretende promover outras campanhas. “É o mínimo que posso fazer para agradecer todo carinho e atenção que recebi”.
    Feliz da vida, o rapaz se emociona ao falar dos doadores. “As bolsas de sangue que eu precisei, são de pessoas que nem imagino quem sejam. Isso é amor ao próximo, realmente. Elas não têm ideia do bem que estão fazendo, o sangue delas pode correr nas veias de pacientes de qualquer lugar do Brasil que estão aqui no HAC precisando, e isso não tem preço. Pode parecer um gesto pequeno, mas faz um bem imenso”, completou. 

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Ariane Urbanetto