Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

5/6/2019 - Empresa de Rio Claro/SP recicla materiais gratuitamente para ajudar o HAC

   Quando era criança, Edison Ceccarelli (48), proprietário da empresa Eco 1000 de Rio Claro/SP, vinha ao Hospital Amaral Carvalho (HAC) para acompanhar uma priminha que passava pelo tratamento de leucemia. “Foi na década de 80. Meu pai nos trazia no Fusquinha, me recordo do trajeto, pista simples, e até das árvores na entrada do hospital”, contou.
   Em maio, ao receber a ligação do setor de Compras do HAC solicitando um orçamento para descarte de lâmpadas usadas, as memórias vieram à tona. “A minha prima não resistiu à doença, mas o sentimento de como ela foi bem tratada, sempre esteve presente. Então, resolvi colaborar com esse hospital que ajuda tantas pessoas na luta contra o câncer”, afirmou.
   Edison não cobrou pela coleta e reciclagem das 3.775 lâmpadas fluorescentes. A empresa, criada há quatro anos, faz o descarte correto desse e de outros materiais, evitando poluição. “Uma das nossas prioridades é ter parceiros que compartilham dessa consciência ambiental”, explicou a encarregada de Meio Ambiente e Sustentabilidade do HAC, Aline Ometto. 
  De acordo com ela, a economia de quase R$ 4 mil foi destinada às ações de assistência aos pacientes. “Um viés importante do nosso trabalho, que é oferecer, além do tratamento de qualidade, o apoio aos mais carentes”.

Visita
   No final do mês passado, Edison e seus funcionários Milton, Amanda e Gabriele fizeram uma visita ao HAC, para ver o trabalho de descarte dos diferentes tipos de resíduos e aproveitaram para conhecer algumas unidades ambulatoriais e o Centro de Apoio ao Paciente. “Não reconheci a frente do hospital nem os corredores, está tudo muito diferente. Mas continua sendo um lugar acolhedor, organizado. É gratificante poder ajudar”, disse.


Saiba mais
Desde 2004, o Hospital Amaral Carvalho realiza logística reversa, coleta seletiva de materiais para venda como sucata e participa de programas internacionais de preservação do meio ambiente, como a Organização Não Governamental “Saúde Sem Dano” e o programa nacional “Hospitais Saudáveis”, que visa minimizar os impactos ambientais gerados pelo sistema de saúde.
O setor Meio Ambiente e Sustentabilidade foi criado em 2013 para atuar na diminuição dos passivos ambientais gerais, educação ambiental e orientação aos colaboradores, usuários dos serviços da instituição e fornecedores, e no desenvolvimento de ações de preservação da natureza. Assim, tiveram início campanhas importantes, como a de arrecadação de óleo de cozinha usado, que visa o descarte correto do material, de lacres de latinhas e o bazar do isopor, realizado mensalmente na sede do hospital.


Os visitantes Gabriele, Milton, Edison e Amanda foram recepcionados pela encarregada de Meio Ambiente do HAC, Aline

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar