Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

28/2/2019 - Literatura é paixão de maqueiro do HAC

   Usuários e funcionários do Hospital Amaral Carvalho (HAC) provavelmente já devem ter visto o Maicon Alexandre do Amaral (37) circulando pela instituição. Há nove anos, o técnico em enfermagem atua como maqueiro, transportando os pacientes entre setores para realização de exames ou procedimentos.
   Além da educação que dá gosto de ver, sua marca registrada é o carisma: sorridente, adora puxar conversa. “Sempre digo que as pessoas chegam aqui com um problema, em uma luta pela vida. Nós não podemos causar mais problemas. Ser solidário e distraí-las é uma maneira de ajudá-las”, afirmou.
   Fora do hospital, sua paixão é a literatura: Machado de Assis, Eça de Queiroz, Stephen King e Edgar Allan Poe são inspiração para o rapaz que fez vários cursos de escrita e, neste ano, conclui a graduação em letras. “Esse fascínio começou na infância, quando li ‘O menino maluquinho’, do Ziraldo”, lembra.

Nos últimos meses, ele tem feito sucesso entre os colegas de trabalho. Recentemente, lançou pela Amazon, empresa americana de comércio eletrônico, sua primeira obra, “O livro de Jairo” - ficção que tem como cenário a Revolta da Vacina, de 1904. “O protagonista vai ter um problema com a vacina, por questões religiosas. Mas para saber mais sobre a história, tem que ler o livro”, brinca.
Feliz com os elogios e a repercussão, Maicon anseia pelo lançamento local, que deve ocorrer dentro de alguns meses, em uma livraria da cidade. E ele destaca orgulhoso que a obra irá fazer parte do acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e da conceituada Biblioteca Municipal de Lençóis Paulista.
Com o pseudônimo Mikaèu Amaral, o maqueiro também está inscrito na 4ª edição do Prêmio Literário UCCLA, de Portugal, para novos talentos de obras em língua portuguesa: o livro inédito tem histórias ambientadas em um hospital. “Minha rotina de trabalho no HAC contribuiu muito com essa produção. Estou orgulhoso de participar e, estar entre os finalistas, seria uma honra”, comenta.

Autor: Ariane Urbanetto