Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

11/2/2019 - Estudantes de medicina participam de curso de férias no HAC

Jennifer Caravelli Ventura Perdigão (23), estudante de medicina de Patos de Minas/MG, nunca tinha pensado em vir para São Paulo, muito menos em atuar na área oncológica, mas ela mudou seus conceitos após o 7º Curso Básico de Oncologia do Hospital Amaral Carvalho (HAC), realizado entre os dias 21 e 25 de janeiro. Universitários de várias regiões do País participaram da seleção para o aprimoramento de férias que teve apoio da Pierre Fabre Médicament.

Com acompanhamento da rotina de diferentes serviços, como prevenção, atendimentos clínicos e cirurgias, o CBO possibilita aos alunos o conhecimento da prática da assistência em oncologia. De acordo com o responsável pela organização, o hematologista Mair Pedro de Sousa, o curso é, para muitos dos alunos, o primeiro contato com essa realidade. Foi assim com Matheus Soares Dias (23), de Araguaína/TO, que adorou o encontro. “Aqui tudo funciona, desde o almoxarifado, a farmácia até o serviço de Transplante de Medula Óssea, que é referência no Brasil”, relata. 

Mair explica que mesmo quando não optam pela oncologia, os estudantes devem compreender que a doença tem impacto em outras especialidades. “Por isso, é importante ter noções básicas sobre ela”, disse.
Matheus e Jennifer estão no quinto ano da faculdade de medicina e afirmam que esse é um momento decisivo em sua jornada. “Sou bem focada em cardiologia, mas vir aqui me abriu os olhos para outras questões, além do mais, após essa experiência, certamente serei uma profissional muito mais humana”, conta a mineira.

 

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar