10/06/2014 - No Dia do Meio Ambiente, Hospital Amaral Carvalho promove premiação de gincana sustentável

   Em março deste ano, o Hospital Amaral Carvalho (HAC) iniciou uma gincana entre os colaboradores da instituição para arrecadação de óleo de cozinha usado. A atividade integrou a campanha “Atitude que faz a diferença”, promovida pelo setor de Meio Ambiente e Sustentabilidade e visa a preservação do meio ambiente, além de beneficiar os pacientes carentes em tratamento de câncer no hospital.
   Para incentivar os colaboradores à prática da reciclagem de óleo e a reflexão sobre o papel de cada ser humano na proteção da natureza, o HAC desenvolveu a gincana para premiar os dez profissionais que efetuassem doação das maiores quantidades de óleo doméstico usado.
   Em três meses, foram arrecadados mais de 170 litros de óleo usado. O diretor de Logística e Apoio do HAC, Eduardo Tadeu Guedes Piragino explica que o material será vendido para a Fassiu, empresa parceira do hospital, para fabricação de tintas e resinas. “A verba obtida, será destinada à Entidade Anna Marcelina de Carvalho, grupo de voluntárias do Hospital Amaral Carvalho que desenvolve ações de assistência social aos pacientes carentes em tratamento de câncer.”
   O primeiro colocado foi o técnico em enfermagem do trabalho, Altair Birelo, que atua na instituição há 13 anos. Ele doou 57 litros de óleo usado. “Meu pai tem um pesqueiro e utiliza bastante óleo para frituras, junto com o óleo que uso em casa, consegui arrecadar essa quantidade”, disse.
   A premiação ocorreu no dia 5 de junho, quando foi comemorado o Dia do Meio Ambiente. Altair, que ganhou uma máquina fotográfica digital e uma camiseta da Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer (Febec), ressalta que os maiores ganhadores foram a natureza e os pacientes carentes. “Com um simples gesto tivemos a oportunidade de contribuir com o meio ambiente e os pacientes. Certamente vou continuar a fazer a doação de óleo usado.”
   Piragino afirma que a gincana é o início de um trabalho entre os funcionários e voluntários do HAC e seus familiares. “É um público estimado de 7 mil pessoas que utilizam óleo em sua rotina de alimentação, ao qual pretendemos conscientizar sobre a preservação do meio ambiente.”

Nas escolas
   A gincana foi baseada no sucesso conquistado na parceria entre o Hospital Amaral Carvalho, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação de Jaú e a Cooperativa de Crédito Sicredi, que juntos, desde 2013, promovem campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado entre os alunos da rede pública municipal de ensino de Jaú. “Além de preservar o meio ambiente, incentivando a diminuição do descarte incorreto do óleo usado, o projeto visa ações educativas”, relata Piragino.
   O diretor esclarece que já foram arrecadados mais de 7 mil litros de óleo usado, o equivalente a R$ 7 mil. “Os recursos serão destinados à Entidade Anna Marcelina de Carvalho para compra de medicamentos que não são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), suplementos alimentares e cestas básicas, entre outros itens essenciais aos pacientes carentes em tratamento de câncer”, completa.

SAIBA MAIS
   A Fundação Hospital Amaral Carvalho realiza, desde 2004, logística reversa, coleta seletiva de materiais para venda como sucata e participa de programas internacionais de preservação do meio ambiente, por meio da adesão a programas da Ong “Saúde Sem Dano”, que possui mais de 4 mil hospitais associados no mundo, e pelo programa nacional “Hospitais Saudáveis”, que visa minimizar os impactos ambientais gerados pelo sistema de saúde. No início de 2013, a instituição criou um departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que trabalha na diminuição dos passivos ambientais gerais, na educação ambiental dos colaboradores, pacientes e fornecedores, e no desenvolvimento de ações de preservação ao meio ambiente, como a campanha do óleo.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • O diretor de Logística e Apoio, Eduardo Piragino, colaboradores do setor Meio Ambiente, e o primeiro colocado, o colaborador Altair Birelo (Medicina do Trabalho) que arrecadou 57 litros de óleo de cozinha usado

    O diretor de Logística e Apoio, Eduardo Piragino, colaboradores do setor Mei...

  • A segunda colocada, a colaboradora Leda Adriana Tiago Casemiro (Cozinha), que arrecadou 27 litros de óleo usado

    A segunda colocada, a colaboradora Leda Adriana Tiago Casemiro (Cozinha), que...

  • A quarta colocada, Meriely Perdigão (unidade de internação Hematologia), que doou 20 litros de óleo usado

    A quarta colocada, Meriely Perdigão (unidade de internação Hematologia), q...

Autor: Ariane Urbanetto / Fotos: Ana Carolina Candelaria