Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

11/12/2018 - Cuidando de quem cuida: ação entre funcionários tem foco no combate ao câncer de pele

A equipe do Programa de Prevenção do Melanoma do Hospital Amaral Carvalho (HAC) iniciou o projeto Cuidando de quem Cuida, em novembro, com foco no combate ao câncer de pele. Em ronda pelos setores da instituição, enfermeiras orientam os profissionais da saúde sobre a prevenção e detecção precoce da doença.
Além do atendimento gratuito à população durante todo o ano, em comemoração ao Dezembro Laranja — mês de conscientização sobre o tipo de câncer mais frequente entre os brasileiros — o Programa desenvolve atividades especiais no final do ano, como intervenções em asilos e escolas. Desta vez, os funcionários do HAC foram escolhidos: aproximadamente 500 passaram por triagem de pintas e lesões suspeitas e esclareceram dúvidas. Até o fim do mês, todos os departamentos e plantões recebem a visita da equipe.
De acordo com a enfermeira Carla Turini a iniciativa tem como objetivo proporcionar o cuidado àqueles que cuidam da saúde do próximo, direta ou indiretamente. “Muitos, com a correria do cotidiano e a atenção aos pacientes, acabam se esquecendo da sua própria saúde”, ressaltou.
   Ela relata que as perguntas mais frequentes são sobre o uso de protetor solar.  “As pessoas pensam que não é necessário aplicar filtro solar em dias nublados, por exemplo, ou que passar uma vez ao dia é suficiente, mas não é”.
Carla recomenda o uso diário de protetor e reaplicação a cada duas horas e sempre que houver transpiração ou contato com água. É importante ainda evitar a exposição excessiva ao sol sem proteção, especialmente no período mais intenso, das 10h às 16h.
   Mas essa não é a única forma de proteção: use chapéus, óculos escuros, camisas de manga longa, guarda-sol ou barracas quando estiver ao ar livre, ou procure por uma sombra sempre que possível. Os danos dos raios ultravioletas são acumulativos, por isso, bebês e crianças, especialmente, devem ser protegidos do sol. “É importante sempre examinar a pele, ficar atento ao surgimento de pintas diferentes ou lesões suspeitas e procurar um dermatologista”, comenta a enfermeira.

   O Programa de Prevenção do Melanoma do HAC oferece atendimento gratuito à população, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h e sábados, das 8h às 12h, na Rua Rui Barbosa, 374 – Jaú/SP. Informações pelo tel.: (14) 3602-1241.     

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar