16/11/2018 - Profissionais participam de simpósio de psicologia

   Funcionárias do Hospital Amaral Carvalho (HAC) representaram a equipe multidisciplinar durante o IV Simpósio de Psicologia Hospitalar promovido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/SP, nos dias 8 e 9 de novembro. 
   A terapeuta ocupacional Marcia Pengo e as psicólogas Viviane Totina e Ellen Gomes marcaram presença no encontro que reuniu membros de vários serviços da região e teve o tema “Desenvolvimento, Adoecimento e Cuidado”.
   Além de congressistas, as psicólogas apresentaram dois trabalhos: um sobre o serviço de psicologia clínica do HAC a pacientes oncológicos e outro sobre Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica em candidatos a cirurgia bariátrica, área na qual a instituição também é referência.
   Para a psicóloga Viviane, um dos destaques foi a participação da doutora Maria Julia Kovács (USP SP), que na década de 90, no início de sua carreira, desenvolveu pesquisas clínicas no HAC. “Autora de livros e referência em Educação para Morte aos pacientes, familiares e profissionais da saúde, ela falou um pouco sobre a vivência do processo de morte de crianças e adolescentes hospitalizados”, comentou. 

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Ariane Urbanetto