Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

29/10/2018 - HAC participa das comemorações dos dez anos da Febec

Líderes de grupos de voluntários que trabalham no combate ao câncer participaram na última sexta-feira (26) do evento em comemoração dos 10 anos da Febec (Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer), em Jaú. O Hospital Amaral Carvalho (HAC) é uma das instituições filiadas à entidade e também uma das beneficiadas pelas ações da federação.
O evento teve início com uma assembleia conduzida pelo presidente da Febec, Antonio Luis Cesarino de Moraes Navarro, que é também superintendente do HAC. Antes de colocar em pauta o planejamento das atividades de 2019, ele pediu um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de Geraldo Affonso, da Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer, de Bocaina, que ocupou na Febec o cargo de segundo tesoureiro, na primeira diretoria constituída, como também na última diretoria eleita em 2017.
Navarro falou da importância dos eventos realizados pelas associadas da Febec, que arrecadam recursos em benefício de ações sociais e destacou a Casa de Apoio Eva Barbanti, construída em Jaú para atender a pacientes de transplante de medula óssea do HAC. “Parte das obras utilizou recursos da Febec. Agora, precisamos trabalhar para manutenção dessa casa”, disse.
O presidente ressaltou também a necessidade da realização de cursos de enfermagem para capacitação dos voluntários, assim como de um congresso em 2019 para atualização de projetos de captação de recursos, gestão de voluntários e troca de experiências.
Adriana Lyra, assessora jurídica da Febec, falou sobre a continuidade de uma ação judicial proposta pela federação. “O intuito foi o de conseguir a tipificação das ligas como entidades socioassistenciais perante o Conselho Nacional de Assistência Social. Caso a ação seja aceita, as entidades poderão obter as certificações necessárias para convênios e contratos com a administração pública”, explicou.
A assembleia teve a participação de voluntários de 17 ligas de combate ao câncer. O evento foi encerrado com um almoço para comemorar os 10 anos de criação da Febec, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas, entre membros das ligas e voluntários de leilões.

 

 

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Juliana Parra