Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

15/10/2018 - PET-CT é tema de simpósio do Hospital Amaral Carvalho

    O serviço de Medicina Nuclear do Hospital Amaral Carvalho (HAC) promoveu o 3º Simpósio Clube de Imagens Dr. Ricardo Brandão, no dia 29 de setembro. Cerca de 100 profissionais participaram do encontro em memória do médico que foi presidente do hospital jauense.
   Consolidado na programação científica das especialidades Medicina Nuclear e Radiologia, o evento reuniu palestrantes renomados e representantes de todo o Brasil, entre estudantes, pesquisadores, professores e médicos, promovendo o intercâmbio de experiências e conhecimentos.
   Nesta edição, o principal tema foi a utilização do moderno equipamento de diagnóstico por imagem PET-CT em diferentes tipos de câncer, como de próstata, de mama e melanoma, entre outros. “Sou cirurgião de cabeça e pescoço, então muitos devem se perguntar o que estou fazendo num encontro como esse? A imagem é muito importante para o diagnóstico e tratamento de doenças. Participar desse tipo de evento é frutífero e possibilita o alinhamento de condutas baseado em várias especialidades”, ressaltou o médico Marco Aurélio Vamondes Kulcsar, coordenador da equipe de Cirurgia e Pescoço do Instituto do Câncer do Estado de São (ICESP), que apresentou a primeira aula.
   De acordo com um dos organizadores, o médico nuclear Alexandre Brandão, o HAC é excelência também em diagnóstico por imagem e, há mais de 40 anos, mantém o setor que realiza, em média, 1.000 exames por mês. “Nosso serviço de PET-CT está entre os mais produtivos do Brasil. Essas características nos motivam a realizar o Simpósio de atualização a cada ano, sempre em busca de conhecimentos e melhorias. Agradeço a todos que prestigiam e compartilham desses valores conosco”, disse.

Saiba mais
Em julho de 1984, no município de Jaú, ocorreu o 1º Encontro Brasileiro de Medicina Nuclear que, em 2015, inspirou os médicos nucleares do Hospital Amaral Carvalho Alexandre, Brenda e Daniel Brandão a criar o Simpósio do Clube de Imagens Dr. Ricardo Brandão. O evento é uma homenagem ao médico que foi um dos precursores da Medicina Nuclear no Estado.
A 3ª edição do evento teve apoio da Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer (Febec) e da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, além de patrocínio da Indústria Brasileira de Farmoquímicos e da Siemens Helthineers.   

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • O superintendente do HAC, Antonio Navarro, na abertura oficial do evento

    O superintendente do HAC, Antonio Navarro, na abertura oficial do evento

  • Dr. Marco Aurélio Vamondes Kulcsar falou sobre tumores de cabeça e pescoço

    Dr. Marco Aurélio Vamondes Kulcsar falou sobre tumores de cabeça e pescoço

  • Dra. Cristina Matushita apresentou aula sobre PET-CT em tumores de cabeça e pescoço

    Dra. Cristina Matushita apresentou aula sobre PET-CT em tumores de cabeça e ...

  • Melanoma foi o tema do Dr. Julio Marcus Correia

    Melanoma foi o tema do Dr. Julio Marcus Correia

  • Dra. Elba Etchebehere falou sobre PET-CT em câncer de mama

    Dra. Elba Etchebehere falou sobre PET-CT em câncer de mama

  • Dr. Marcos Vinicius Grigolon deu aula sobre PET-CT em câncer de próstata

    Dr. Marcos Vinicius Grigolon deu aula sobre PET-CT em câncer de próstata

  • Dr. Celso Dario Ramos falou sobre PET-CT em câncer colorretal

    Dr. Celso Dario Ramos falou sobre PET-CT em câncer colorretal

Autor: Ariane Urbanetto