25/02/2019 - HAC oferece especialização em citometria de fluxo

   O Hospital Amaral Carvalho (HAC), com expertise de mais de 20 anos em Citometria de Fluxo, oferece especialização na área para médicos, biomédicos, biólogos e farmacêuticos. Instituição recebe inscrições para turmas em 2020.
   Metodologia de abrangente aplicabilidade em ciências biológicas, a citometria de fluxo contribui no diagnóstico e acompanhamento de doenças hematológicas, entre outras. O HAC, referência em oncologia e o maior transplantador de medula óssea do País, realiza treinamentos há mais de 10 anos. “São cursos de imersão hands on em quatro e oito cores, com orientações sobre controles de qualidade e rotinas para realização de exames”, explica a médica responsável, Dra. Maura Ikoma.
  A programação composta por dois módulos independentes (básico e avançado) inclui aulas teóricas e práticas, de segunda a sexta-feira, para duplas ou turmas.
   Para participar do curso avançado, é necessário:
- Especialidade médica em hematologia, patologia ou patologia clínica;
- Ter experiência em diagnóstico por CFM.

Informações sobre inscrições e a grade curricular nos anexos (Apresentação e Ficha de inscrição) ou pelos telefones (14) 3602-1332 e 3602-1399.

  

Sobre o Laboratório de Citometria de Fluxo do HAC
O serviço é responsável pelo diagnóstico e classificação de leucemias e linfomas, cujos resultados implicam a diferenciação da terapêutica, assim como de hemoglobinúria paroxística noturna, mielodisplasias e de doenças hematológicos imunomediadas. Também realiza pesquisa de doença residual mínima, que é um dos fatores mais impactantes na avaliação da efetividade do tratamento. A unidade é certificada pelo EuroFlow, um consórcio de universidades europeias criado para o desenvolvimento e padronização global da citometria de fluxo.

DocumentoTamanhoTipo
Ficha de inscrição384.5 KBdoc
Apresentação242.36 KBpdf

Autor: Ariane Urbanetto