20/09/2018 - HAC confere certificado de especialista em oncoplastia a mastologistas

O Hospital Amaral Carvalho (HAC) concedeu certificado a doze especialistas em mastologia pela participação no 2º Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária de Jaú, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Sociedade Brasileira de Mastologia Regional São Paulo. A solenidade de encerramento ocorreu na última sexta-feira (14/9), com a participação de renomados profissionais da área e de pacientes do SUS que foram beneficiadas com as mais avançadas técnicas cirúrgicas no tratamento de câncer de mama.
Nos discursos, foram muitos os elogios pela estrutura do hospital, organização do evento, pelos resultados dos procedimentos e profissionalismo dos funcionários envolvidos e dos médicos participantes. 
“Parabéns a todos que se formaram e aos organizadores, que não mediram esforços para que tudo ocorresse a contento. Pudemos constatar que o curso atingiu seu objetivo”, disse Jorge Villanova Biazús, presidente da Comissão de Oncoplastia da SBM. Ele foi o precursor no Brasil em reconstrução mamária.
O coordenador nacional do curso, Maurício de Aquino Resende, também enalteceu o evento. “Essa turma foi fantástica, do ponto de vista pessoal, técnico e profissional. Hoje, eles têm uma visão diferente de oncoplástica da que tinham antes. Estendo meus cumprimentos ao Amaral Carvalho. Sem o interesse, a dedicação e a vontade do hospital, esse curso não existiria”, afirmou.
“O Hospital Amaral Carvalho é referência nacional no tratamento do câncer e também na oncoplastia brasileira, da qual vocês, formandos, passam a fazer parte. Agora, saindo daqui, levam consigo o símbolo do Amaral Carvalho no peito. Esse é o nosso maior orgulho”, ressaltou o mastologista do HAC e coordenador local do curso, João Ricardo Auler Paloschi, que prestou homenagens aos profissionais envolvidos e às pacientes submetidas à oncoplástica.

Gratidão
Representando as mulheres que passaram por procedimentos durante o curso, Solange Marques e Aline Bernini marcaram presença.
“Quando cheguei ao Amaral para fazer o tratamento, estava sem chão, mas tudo o que fizeram por mim me tornou uma pessoa muito mais feliz do que era antes mesmo do diagnóstico”, disse a paciente Solange.
“Eu também gostaria de agradecê-los e dizer como foi importante participar desse curso, pois, quando passamos por um câncer e ficamos carecas, nos sentimos fragilizadas, feias. E com esses procedimentos, recobramos nossa auto-estima e nos sentimos fortes para seguir adiante”, completou Aline.
Durante o curso, 240 procedimentos foram realizados e 105 pacientes beneficiadas. Na primeira o edição, um número semelhante foi alcançado, mas hoje, independentemente do curso, as pacientes atendidas pelo Serviço de Mastologia do HAC já são tratadas com técnicas oncoplásticas.

O curso
O Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária tem o reconhecimento da Sociedade Brasileira de Mastologia e representa um marco importante no aprimoramento de médicos mastologistas na oncoplastia e nas reconstruções mamárias, proporcionando a pacientes do SUS acesso às mais avançadas técnicas cirúrgicas utilizadas no tratamento do câncer de mama, visando não só o tratamento da doença, mas também o cuidado especial na recuperação física, emocional e psicológica das pacientes.

 

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Juliana Parra