20/09/2018 - Palestra sobre câncer infantojuvenil orienta pais de escolas públicas de Jaú

Pais de alunos de escolas públicas de Jaú participaram terça-feira (18/9) de uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, ministrada pela oncopediatra Larissa Polis Moreira, do Hospital Amaral Carvalho (HAC). O evento, realizado no auditório da Cemei Ivani Sudaia de Almeida Prado, no bairro Cila Bauab, faz parte das ações do Setembro Dourado, movimento nacional de prevenção da doença.

Para Valéria Nascimento, coordenadora pedagógica da Educação Infantil, a ação foi muito importante. “Nunca tínhamos realizado uma atividade como essa e valeu muito essa iniciativa”, disse.

A dona de casa Isabelle Cássia de Campos Oliveira, mãe de duas meninas, uma de três anos e outra de um ano e cinco meses, disse que desconhecia a maioria dos sinais do câncer infantil, e que, para ela, a palestra foi muito esclarecedora. “Eu sabia apenas que as manchas roxas pelo corpo eram um dos sintomas da doença, mas desconhecia o restante. Acho que deveria haver outros eventos como esse. Foi excelente”, avaliou.

Mais de 13 mil novos casos de câncer infantojuvenil devem ser descobertos em 2018. No Brasil, é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes, mas 70% dos pacientes podem ser curados se diagnosticados precocemente.

 

 

Autor: Juliana Parra