Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

12/09/2018 - Palestra sobre câncer infantojuvenil alerta pais do Distrito de Potunduva

Cerca 70 convidados participaram da palestra “A Importância do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil”, ministrada ontem pela oncopediatra do Hospital Amaral Carvalho (HAC) Larissa Polis Moreira, em uma escola pública no Distrito de Potunduva, em Jaú. O evento faz parte das ações do Setembro Dourado, campanha de prevenção da doença.
Durante a apresentação, a especialista mostrou os principais sinais do câncer em crianças e adolescentes como forma de alerta aos pais: “Precisamos estar atentos a alguns sintomas, como manchas roxas na pele, dor nos ossos, dor de cabeça e vômito, gânglios e caroços no corpo, perda de peso e pupilas brancas, porque podem ser indícios da doença”, afirmou.
Os adultos que estavam presentes elogiaram a palestra, fizeram muitas perguntas para a médica e relataram alguns problemas que perceberam nos filhos e outras crianças da família. “Achei muito importante essa ação aqui na escola. Eu não sabia de muitas coisas que a doutora Larissa falou e agora vou ficar mais atenta a possíveis sinais que meus filhos apresentarem”, afirmou Sonia Araújo de Souza, mãe de dois adolescentes.
Para a coordenadora da escola, Lucimara de Oliveira, a prevenção é sempre muito importante. “Os pais precisam ter conhecimento desses sinais para poderem ter um cuidado maior com os filhos. Tenho certeza que a palestra contribuiu demais”, afirmou.
No próximo dia 18, a médica ministrará palestra para pais de alunos de outras escolas da cidade.
O câncer é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes.  Estima-se que no Brasil, em 2018, 13 mil novos casos serão descobertos, mas 70% dos pacientes acometidos poder ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Juliana Parra