Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

12/9/2018 - Urologia do HAC participa de congresso

   Especialistas do Hospital Amaral Carvalho (HAC) participaram do XV Congresso Paulista de Urologia, entre os dias 6 e 8 deste mês, em São Paulo. Na mesma semana, profissionais do setor comemoraram os 15 anos de Residência Médica na área.
   Integrantes do serviço jauense prestigiaram o encontro que reuniu mais de três mil congressistas para discutir tecnologias e avanços nos tratamentos. Os urologistas Renato Prado Costa, coordenador do departamento, e Carlos Hermann Schaal representaram a instituição em plenárias, compartilhando sua expertise. Também houve contribuição de médicos do HAC que escreveram um capítulo para a publicação lançada durante o evento, o Manual de Urologia de Consultório.

Experiência
   Com mais de 40 anos de atuação, o Departamento de Urologia do HAC recebe pacientes de todo o Brasil para tratamento de câncer, prioritariamente, e de outras doenças, como cálculo renal e das áreas de uroneurologia e urologia feminina. De acordo com o Renato Prado Costa, desde sua criação, em 1976, o setor prioriza a atualização e segurança no atendimento aos pacientes. “Em 1975, tinham sido realizadas apenas seis cirurgias urológicas no HAC. Quando assumi, efetuamos 150 em um ano e, hoje, são aproximadamente 10 por dia, uma média de 2.500 por ano”, conta.
   Além disso, contribui com a formação ética e de qualidade de residentes. “Já tivemos parceria com a faculdade de medicina de Botucatu, com treinamento de alunos do último ano do curso, e temos Residência Médica com credenciamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Ministério da Educação”, ressalta.
   Na sexta-feira (7/9), residentes e ex-residentes do HAC aproveitaram o encontro durante o Congresso e prestaram homenagem à equipe do hospital em comemoração dos 15 anos do Programa. “Um reconhecimento por tudo o que construímos juntos. Senti alegria e muita serenidade por ter conseguido conduzir esse serviço até hoje, com apoio de colegas renomados especialistas e pessoas especiais”, disse o coordenador.
   Em constante expansão, a Urologia do HAC é destaque para especialistas e preferência entre os pacientes. O grupo de vanguarda prioriza a implantação de técnicas inovadoras e só tem motivos a comemorar. A mais recente conquista é a tecnologia Green Light Laser para tratamento de hiperplasia benigna da próstata (não câncer) em pacientes de alto risco (idosos, cardiopatas, pessoas com insuficiência renal), um procedimento cirúrgico onde não há sangramento. Disponível para convênios e, em breve, esperamos que seja incorporada ao rol de procedimentos pelo Sistema Único de Saúde.


O urologista Renato Prado Costa mostra a placa de homenagem feita por residentes e ex-residentes em comemoração dos 15 anos do Programa de Residência Médica do HAC

 

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • Dr. Renato Prado Costa representando o HAC em plenária do evento

    Dr. Renato Prado Costa representando o HAC em plenária do evento

  • Dr. Carlos Hermann Schaal também compartilhou experiências

    Dr. Carlos Hermann Schaal também compartilhou experiências

  • Manual de Urologia de Consultório - publicação foi lançada durante o congresso

    Manual de Urologia de Consultório - publicação foi lançada durante o cong...

  • Médico e residentes do HAC escreveram capítulo na publicação

    Médico e residentes do HAC escreveram capítulo na publicação

  • Residentes e ex-residentes promoveram confraternização para comemorar os 15 anos do Programa de Residência Médica em Urologia do HAC

    Residentes e ex-residentes promoveram confraternização para comemorar os 15...

Autor: Ariane Urbanetto