27/08/2018 - Paciente transplantado conquista medalhas em competição nos EUA

O professor Carlos Alberto Rezende, o Carlão, paciente do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital Amaral Carvalho (HAC), conquistou quatro medalhas no Transplant Games of América, evento esportivo realizado neste mês em Salt Lake City, nos Estados Unidos. Da competição participam atletas do mundo inteiro que foram submetidos a transplante de medula óssea.
Carlão, que faz parte do Time Brasileiro de Transplantados, na modalidade Atletismo, obteve os seguintes resultados nas provas: 4° lugar no arremesso de disco, 3° no arremesso de peso (medalha de bronze), 3° na corrida de 5 km (medalha de bronze), 3° lugar na corrida de 400 metros (medalha de bronze) e 2° lugar na corrida de 800 metros (medalha de prata). A equipe brasileira participou com outros dois atletas: Rodrigo Cristiano Machado, que trouxe 5 medalhas na natação, e Patrícia Fonseca, 4 medalhas na modalidade triatlo.
O próximo desafio será nos Jogos Argentinos e Latino Americanos para Transplantados, em Salta, de 30 de outubro a 4 de novembro deste ano. “Lá, vou participar das corridas de 100, 400 e 800 metros e de 5 km”, afirmou o professor.
Aos 54 anos de idade, Carlão comemora quase dois anos da realização bem-sucedida do transplante de medula – o procedimento ocorreu em 17 de novembro de 2016. Ele foi diagnosticado com aplasia medular severa.
“Tive alta em fevereiro de 2017. Em março do mesmo ano, retomei minhas atividades esportivas na academia e com caminhadas e, em seguida, comecei a participar de corridas de rua de 5 km. Em dezembro do ano passado participei da Corrida de São Silvestre e hoje faço parte do Time Brasileiro de Transplantados do Brasil no atletismo”.
Carlão fundou e é presidente do Instituto Sangue Bom, no Mato Grosso do Sul, projeto de apoio e conscientização para mobilizar a sociedade e promover o engajamento nas causas relacionadas à doação de sangue, medula óssea e órgãos.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Juliana Parra