Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

27/07/2018 - Trinta estudantes de medicina participam do Curso Básico de Oncologia

No encerramento da 6ª turma do Curso Básico de Oncologia (CBO), hoje, no Hospital Amaral Carvalho (HAC), o discurso dos alunos foi unânime: o evento superou as expectativas.
“O curso foi muito melhor do que eu imaginava. Passamos por áreas, cujo funcionamento não conhecemos durante a graduação, como o hemonúcleo e a farmácia de quimioterapia.  Foi muito bem organizado e os médicos são ótimos. Só tenho elogios”, disse Ana Luiza Pereira Rodrigues, estudante de medicina da Unimes, em Santos.
Na opinião de Mariana Grizzo Lima, estudante da Uniara, de Araraquara, o CBO foi excelente. “Sempre quis conhecer o Amaral Carvalho, e nossa experiência aqui foi muito importante para nossa formação profissional. Tivemos acesso a setores e procedimentos que dificilmente teremos na faculdade. Sem contar a questão da humanização. Vimos o carinho e o cuidado que os médicos e funcionários têm com os pacientes, e isso faz toda a diferença no tratamento”, avaliou.
Luís Cenise, aluno da Unimar, em Marília, ficou satisfeito com o conteúdo do curso e impressionado com a humanização no HAC. “Eu nunca havia tido contato com uma instituição, onde a medicina é tão humanizada como aqui. Para mim, é a principal referência do hospital”, declarou.
Para o coordenador do curso, dr. Mair Pedro de Souza, a turma também superou as expectativas: “Foram 30 alunos, de seis estados diferentes, que passaram por todas as unidades do hospital, acompanharam atendimentos, cirurgias, exames laboratoriais, conheceram estruturas, viram as rotinas, como a preparação de quimioterapias, fizeram atividades em aula, participaram de resolução de problemas e discussão de casos clínicos, enfim, uma turma muito comprometida e interessada. Um grupo extremamente colaborativo. Estamos muito felizes com esses 30 alunos que nos deram muito prazer em trabalhar juntos e nos motivaram para os próximos cursos”.
Destinado a estudantes de medicina a partir do terceiro ano, o curso é realizado desde 2015 durante as férias. Com apoio da Pierre Fabre Médicament e sob a coordenação do hematologista Mair Pedro de Souza, tem na programação atividades teóricas e práticas de serviços como radiologia, mastologia, urologia, medicina nuclear, oncologia clínica e cirúrgica.

Autor: Juliana Parra