Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

04/07/2018 - Jovens em treinamento de liderança visitam o HAC

Trinta e cinco jovens integrantes do programa Formação de Líderes, do Instituto Lidera Jovem, mantido pelo grupo Lwart, de Lençóis Paulista, visitaram o Hospital Amaral Carvalho (HAC) na manhã de ontem. A atividade faz parte do treinamento que realizam durante 10 meses e que aborda conceitos de liderança e cidadania.
Eles foram recebidos pela coordenadora de Recursos Humanos do HAC, Silvia Maria Ferreira Pelegrina. Ela apresentou os indicadores da instituição, que é referência nacional em tratamento de câncer e transplante de medula óssea, e respondeu a inúmeras perguntas sobre o funcionamento do hospital.
O diretor de Apoio Social, Eduardo Piragino, também fez sua apresentação, mostrando a importância da assistência social no tratamento do câncer e falou sobre o trabalho voluntário.
Duas integrantes do grupo Remédicos do Riso participaram do encontro e, além contar como é o trabalho que desenvolvem com os pacientes e funcionários do HAC, arrancaram risos dos adolescentes e despertaram neles o interesse pelo voluntariado. “Até agora eu não sabia como poderia ser uma voluntária, mas, depois da apresentação dos Remédicos, já sei como vou atuar”, revelou Rafaela de Oliveira, 15 anos.
Samuel Henrique Alves da Silva, 13 anos, também se entusiasmou com o trabalho dos clowns. “Eu quero ser como elas: levar alegria para as pessoas e arrancar muitos sorrisos”, completou.

Cabelo
A jovem Lívia Alves Silva, 16 anos, aproveitou a ocasião e trouxe uma mecha do seu cabelo para doar ao hospital. “Fazia tempo que queria fazer essa doação, então, já que viria ao Amaral Carvalho, resolvi guardar a mecha e entregá-la para confecção de perucas para pacientes”.
Segundo a analista de projetos sociais do instituto, Caroline Cordeiro, o treinamento com jovens da cidade é realizado há mais de 15 anos e há algumas edições foi incluída a visita ao HAC. “Quando eles vêm para Jaú acabam tendo contato com essa realidade com a qual não vivem lá, e isso desperta neles a vontade de ajudar o próximo e o interesse pelo voluntariado”, disse.
Ao final dos treinamentos, os adolescentes desenvolvem projetos para realizar na comunidade. “Saem trabalhos muito bacanas. Há aproximadamente 12 anos, um ex-aluno nosso escreveu o Líderes da Alegria, parecido com o trabalho dos Remédicos, e até hoje é aplicado em um hospital de Lençóis”, afirmou.
Após assistir às palestras, os alunos fizeram uma visita à Casa Ronald McDonald Jahu, onde ficam hospedadas as crianças em tratamento no Amaral Carvalho.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Juliana Parra