Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

04/05/2018 - Médicos do HAC aprimoram-se em técnica minimamente invasiva para retirada de tumores

Os médicos Afonso do Carmo Javaroni e Otavio Iavarone, especialistas em otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital Amaral Carvalho (HAC), estiveram em Varsóvia, na Polônia, para um treinamento de cirurgia minimamente invasiva para tumores de nariz, ouvido, olho e sistema nervoso central. A técnica permite tratar patologias e retirar tumores com instrumentos pelo nariz, de forma a evitar abertura do crânio do paciente.
Segundo Iavarone, o treinamento ocorreu na Universidade de Varsóvia, com a equipe do presidente da Sociedade Europeia de Base de Crânio, professor K. Niemczyk.
Ainda na Polônia, os especialistas participaram do 13º Congresso Europeu de Cirurgia de Base de Crânio, voltado para o tratamento de tumores de pescoço, nariz, ouvido e base de crânio, também de forma menos invasiva, que garante menor agressão aos tecidos do corpo e redução do tempo de recuperação do paciente.
“Treinamentos de novas técnicas cirúrgicas e participações em congressos, como este em Varsóvia, para debater tratamentos das doenças pelo mundo, são fundamentais para podermos oferecer o que há de melhor para nossos pacientes”, declarou Iavarone.

 

Autor: Juliana Parra