19/4/2018 - HAC é destaque em atendimento a ostomizados

   O Hospital Amaral Carvalho (HAC) foi considerado pela empresa dinamarquesa Coloplast, fornecedora de kits de colostomia para unidades de saúde do mundo todo, um dos destaques em quantidade de atendimentos e qualidade nos serviços prestados a pacientes ostomizados. Entre 10 hospitais que mais realizam atendimentos a pacientes com essas condições médicas, o HAC ficou em primeiro lugar no ranking.
   Segundo a enfermeira e estomaterapeuta Karina Castilho Slompo, responsável pelo Ambulatório de Estomia do HAC, há aproximadamente um ano a instituição firmou com a Coloplast uma parceria na qual está previsto o fornecimento de kits de materiais de colostomia a todos os pacientes ostomizados atendidos no Amaral Carvalho, no momento de sua alta hospitalar. “Nosso serviço oferece suporte a todos esses pacientes, desde a internação até a alta, momento em que eles recebem para levar para casa um kit da empresa, além de orientações de como utilizá-lo. Na embalagem há ainda um número de telefone, o 0800, para o qual eles e/ou familiares e cuidadores podem ligar para tirar possíveis dúvidas sobre sua utilização. Por sua vez, a Coloplast entra em contato com todos eles para checar o nível de satisfação, tanto do material quanto do atendimento oferecido pelo HAC”, explicou Karina.
   Os kits de colostomia são fornecidos gratuitamente pela rede pública de saúde a todos os ostomizados, mas, para isso, os usuários precisam enfrentar um certo processo burocrático. “Para não ficarem desamparados enquanto esperam o recebimento das bolsas coletoras de urina e fezes da rede pública em seus municípios de origem, o HAC oferece esse suporte, distribuindo para cada um deles um kit Coloplast, no momento que saem o hospital”, afirmou Karina.
   Segundo Alessandra Garcia, gerente de marketing da empresa, a Coloplast Ativa é um programa dedicado a melhorar a qualidade de vida das pessoas ostomizadas. Presente no Brasil desde 2002, tem como objetivo dar suporte ao paciente, desde o procedimento pós-cirúrgico, através de um treinamento educacional de um enfermeiro capacitado e qualificado, e durante toda sua vida, por meio da Central Ativa de Atendimento à Distância, composta por profissionais de saúde que auxiliam o paciente com orientações de como viver bem com ostomia.
   Em um ano de parceria, a Coloplast ofereceu 375 kits e colaborou com a adaptação de recém-ostomizados. “A Coloplast tem como missão facilitar a vida de pessoas com necessidades intimas de saúde, e nós queremos melhorar o padrão de cuidado e acreditamos que isso começa com nosso Programa Ativa. Estamos muito felizes em poder colaborar com a melhoria da qualidade de vida dos ostomizados da cidade de Jaú, ” comenta Alessandra Garcia.

 


A enfermeira e estomaterapeuta Karina Castilho Slompo explica que há aproximadamente um ano o HAC firmou com a Coloplast uma parceria na qual está previsto o fornecimento de kits de materiais de colostomia a todos os pacientes ostomizados

Autor: Juliana Parra