Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

13/3/2018 - Profissionais de hotelaria conhecem processos de gestão de lavanderia

   Integrantes da equipe de Hotelaria do Hospital Amaral Carvalho (HAC) visitaram o Hospital Santa Catarina, de Blumenau, no início do mês, para conhecer sobre a gestão do enxoval hospitalar.
   A responsável pelo serviço do HAC, Eneida Stefanoni, e a assistente de hotelaria Maria Aparecida Modesto acompanharam os processos operacionais da confecção e da lavanderia fornecedora do hospital catarinense e as tecnologias utilizadas pela instituição, como chips para rastreamento das peças.
   De acordo com Eneida, há alguns meses, as funcionárias do hospital têm realizado visitas desse tipo a multinacionais para compartilhar experiências. Ela explica que atividades relacionadas à lavanderia/rouparia no complexo hospitalar refletem diretamente nas rotinas das internações e no atendimento ao paciente, por isso devem ser atualizados constantemente.
   No HAC, todo o enxoval como uniformes, lençóis e pijamas, é higienizados por serviço terceirizado e distribuído pela Rouparia às unidades. Mensalmente, mais de 60 mil toneladas são processadas. “A gestão desse sistema é imprescindível para a eficiência, conforto e segurança do paciente e dos profissionais, além de influenciar nos custos e controle de infecções”, ressalta a encarregada.
   O objetivo do serviço é evoluir para inovar no processo de higienização e na logística de controle do enxoval, para oferecer atendimento personalizado e de qualidade aos setores da instituição e aos usuários dos serviços. 

 
Mensalmente, mais de 60 mil toneladas de roupas são processadas pelo serviço terceirizado ao HAC

As funcionárias do HAC, Maria Aparecida e Eneida, com a supervisora de Hotelaria do Hospital Santa Catarina de Blumenau, Keity Fragoso, e a representante da Clinilaves Lavanderia Industrial, Magna Cardoso

 

Autor: Ariane Urbanetto