18/06/2013 - HAC inaugura centro de fototerapia e fotodiagnóstico

   O Hospital Amaral Carvalho inaugurou no último dia 13, o Centro de Desenvolvimento de Novas Terapias, espaço destinado ao fotodiagnóstico e tratamento de câncer de pele em estado inicial por meio determinada luz.
   O local integra o programa Terapia Fotodinâmica Brasil, idealizado em parceria com o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos e as empresas MM Optics e PDT Pharma. A construção da unidade do projeto em Jahu foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
   Para o diretor Superintendente da Fundação Hospital Amaral Carvalho, Antonio Luis Cesarino de Moraes Navarro, o novo centro visa melhorias no atendimento aos pacientes, realizando procedimentos menos invasivos e mais práticos.

Aliado
   O mais novo aliado do tratamento de alguns tipos de câncer de pele, em estado inicial no Amaral Carvalho, é conhecido como Terapia Fotodinâmica ou PDT (do inglês, Photodynamic Therapy), disponível a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
   Com surgimento nos Estados Unidos na década de 70, a Terapia Fotodinâmica Tópica foi implantada no Brasil por pesquisadores do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (Cepof) do Instituto de Física da USP de São Carlos. Em anos de estudos e parceria com profissionais do hospital, a equipe coordenada pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato desenvolveu equipamentos como o Lince, para tratamento de lesões malignas, e o Kerato PDT, para tratamento de lesões pré-malignas e de áreas de cancerização.
   No Centro de Desenvolvimento de Novas Terapias, além do PDT, são oferecidos tratamentos com outros equipamentos que envonvem luz e para diagnóstico de lesões de pele que podem ser precursoras de câncer. Segundo a dermatologista responsável pelo local, Ana Gabriela Salvio, o grupo do departamento de pele da instituição tem mais de cinco anos de experiência na realização do PDT e mais de 20 anos de atendimento a pacientes com diferentes tipos de câncer de pele.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • Gustavo Figueira (BNDES), Ana Gabriela Salvio (médica responsável pelo novo Centro) e Celso Tibau (BNDES)

    Gustavo Figueira (BNDES), Ana Gabriela Salvio (médica responsável pelo novo...

  • José Antonio Barata de Almeida Bueno (diretor Financeiro da Fundação Hospital Amaral Carvalho), Maria Aparecida Rodrigues dos Santos (vereadora de São Carlos), Pedro Luiz Budin (Ortopedista do HAC) e Aparecido Donizetti Penha (vereador de São Carlos)

    José Antonio Barata de Almeida Bueno (diretor Financeiro da Fundação Hospi...

  • Descerramento da Placa

    Descerramento da Placa

  • Daniel Ribeiro de Amorim Brandão (Médico Nuclear do HAC), Roberto Ribeiro de Amorim Brandão (Radiologista do HAC), Vanderlei Salvador Bagnato (Coordenador de Pesquisa USP) e Alexandre Ribeiro de Amorim Brandão (Vice-diretor Clínico do HAC)

    Daniel Ribeiro de Amorim Brandão (Médico Nuclear do HAC), Roberto Ribeiro d...

  • Vanderlei Salvador Bagnato, Alcindo Storti (Presidente da Fundação Hospital Amaral Carvalho), Ana Gabriela Salvio, Gustavo Figueira, Cristina Kurachi (Professora do Instituto de Física de São Carlos), Natalia Inada (Pesquisadora do Instituto de Física de São Carlos) e Celso Tibau

    Vanderlei Salvador Bagnato, Alcindo Storti (Presidente da Fundação Hospital...

Autor: Ariane Urbanetto