14/2/2018 - HAC tem programa de nutrição para funcionários

   Pensando no bem-estar de funcionários com diabetes ou hipertensão, há um ano o serviço de Nutrição Clínica do Hospital Amaral Carvalho (HAC) em parceria com a equipe de Medicina do Trabalho mantém um programa gratuito de acompanhamento nutricional. Todo mês, as nutricionistas atendem aproximadamente 100 colaboradores.
   A orientação consiste em pesar, acertar dietas, readequar cardápios. “Não se trata só de perder peso, como muitos pensam. Isso é consequência. Incentivamos hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida dos participantes”, conta a responsável pelo setor, Ana Elisa Brandão.
   Para a profissional, os plantões e a correria do cotidiano fazem com que os funcionários se alimentem inadequadamente ou passem longos períodos sem comer. “O que é prejudicial à saúde, especialmente para os diabéticos e hipertensos. Por isso, priorizamos a reeducação alimentar e os resultados têm sido ótimos”.
   A técnica de enfermagem da Pediatria Giseli Burgo Martins Scuciato (37) que o diga. Seguindo as recomendações, conseguiu diminuir as doses do medicamento para hipertensão e, de quebra, eliminou nove quilos. “Me sinto mais disposta e tem dias que nem preciso tomar o remédio. Não é fácil mudar os hábitos alimentares, mas com força de vontade, é possível”.
   Ela conta que sempre teve vontade de procurar por atendimento especializado, mas faltava tempo e, às vezes, dinheiro. “Trabalho no HAC há 14 anos e essa oportunidade foi um presente. Estou muito feliz”.

Medida Saudável
   Ao perceber o interesse dos demais colaboradores pelo atendimento, em agosto do ano passado, durante a Semana de Nutrição, o serviço lançou a campanha Medida Saudável, com sorteio de 10 pessoas para acompanhamento nutricional de seis meses. “Também tivemos uma boa surpresa, pois a maioria conseguiu adequar a alimentação”, afirma Ana Elisa.
   Isso motivou a equipe a abrir nova turma e sortear mais dez participantes, que devem começar as consultas em março. “É uma satisfação para nossa equipe, além do atendimento de qualidade aos pacientes, conseguir orientar funcionários e promover a saúde”, comemora a profissional.

Saiba mais
O serviço de Nutrição Clínica é dedicado prioritariamente ao atendimento de pacientes em tratamento ambulatorial ou nas enfermarias do Hospital Amaral Carvalho. A alimentação apropriada reflete na qualidade de vida, pode diminuir os riscos de infecção e acelerar a alta hospitalar. Entre as atividades do setor estão a adaptação da dieta na enfermaria de Transplante de Medula Óssea, que recebe pacientes de diferentes regiões do Brasil; o atendimento de pacientes de cirurgia bariátrica (na fase pré e pós-operatória); e o uso de suplementos específicos para cada condição clínica.

 


    A técnica de enfermagem da Pediatria Giseli Burgo Martins Scuciato (37) seguiu as recomendações, conseguiu diminuir as doses do medicamento para hipertensão e, de quebra, eliminou nove quilos


 As idealizadoras do programa de nutrição a funcionários, a enfermeira da Medicina do Trabalho Renata Palma Fusco e a nutricionista Ana Elisa Brandão

 

Autor: Ariane Urbanetto