Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

22/1/2018 - Estudantes de medicina concluem curso no HAC

   Estudantes de medicina de todo o País abdicaram de uma semana do seu período de férias para participar do Curso Básico de Oncologia (CBO) do Hospital Amaral Carvalho (HAC). A instituição referência nacional em tratamento de câncer e transplante de medula óssea realizou a quinta edição do evento entre os dias 15 e 19 de janeiro.
   Na sexta-feira, os jovens concluíram as atividades teóricas e práticas com renomados especialistas. A programação incluiu visitas guiadas a diferentes setores, como o Hemonúcleo, a enfermaria toracoabdominal e a medicina nuclear. O hematologista Mair Pedro de Souza, um dos organizadores, explica que o acompanhamento da rotina de vários serviços oferecidos pelo HAC enriquece a formação futuros médicos. “A maioria teve contato pela primeira vez com rotinas de atendimento aos pacientes”.
   É o caso da aluna da Universidade de Araraquara Stephanie Miyoshi que nunca tinha visto uma cirurgia ao vivo. “Foi fantástico! Essa semana proporcionou alguns dos melhores momentos na minha vida acadêmica. Fiquei maravilhada com o serviço e tudo o que oferece, especialmente o acolhimento aos pacientes”, relatou.
   Outro participante, Victor Hugo Fernandes, conta que o CBO superou as expectativas. “Conhecemos um lado da medicina diferente do que estamos habituados a ver. Além disso, a experiência ajudou a definir a área na qual pretendo me especializar: oncologia pediátrica”, contou.
   O CBO é uma realização da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HAC que surgiu a partir de um encontro com ligas acadêmicas relacionadas ao câncer, em 2015. Com apoio da Pierre Fabre Médicament desde a primeira edição, o evento é gratuito. A próxima turma será em julho. 
 


Stephanie: "Fiquei maravilhada com o serviço e tudo o que oferece, especialmente o acolhimento aos pacientes”


Victor Hugo: "Conhecemos um lado da medicina diferente do que estamos habituados a ver"

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Ariane Urbanetto