Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

27/12/2017 - Casa Ronald McDonald Jahu realiza treinamento de profissionais da saúde

   Terminou na sexta-feira (15) o treinamento de mais uma turma do Programa Diagnóstico Precoce, promovido pela Casa Ronald McDonald Jahu. Desde 2015, funcionários das unidades básicas de saúde da região são capacitados pela unidade em parceria com o Hospital Amaral Carvalho (HAC).
   O curso é uma iniciativa do Instituto Ronald McDonald que orienta agentes de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos de todo o Brasil sobre a importância da detecção precoce do câncer infantojuvenil, a segunda causa de morte na faixa etária entre 1 e 19 anos. “Milhares de profissionais de mais de 100 cidades participaram desde a criação do programa, em 2008. Trouxemos a qualificação a nossa região e certificamos 576 pessoas em dois anos”, comenta a gerente da Casa, Paula Nobre.
   Com carga de 20 horas, o treinamento aborda temas como sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, cuidados paliativos desses pacientes, formas de tratamento e políticas nacionais. “Médicos e profissionais de diferentes áreas do HAC, como psicologia e assistência social, ministram as aulas”, explica.
   Trinta e nove participaram da última turma, em Araraquara/SP. “Já estamos preparando o próximo treinamento para fevereiro de 2018, na mesma cidade”, ressalta Paula.

Sobre a Casa Ronald McDonald Jahu
Com estrutura adequada para melhor atender as crianças e adolescentes com câncer, a Casa Ronald McDonald Jahu recebe hóspedes de todo o Brasil que vem para Jaú para tratamento no Hospital Amaral Carvalho. O imóvel tem três andares e ambiente moderno para acomodar 64 pessoas.

Sobre o Programa Diagnóstico Precoce
Criado pelo Instituto Ronald McDonald, o Programa Diagnóstico Precoce visa contribuir para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes e o diagnóstico em um serviço especializado, aumentando a expectativa de cura. Idealizado em 2005 pelo Comitê de Projetos do Instituto Ronald McDonald em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), e com a primeira capacitação em 2008, o Programa viabiliza a execução de projetos de capacitação de profissionais da Estratégia Saúde da Família (incluindo médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, dentre outros), para que possam suspeitar e encaminhar adequadamente para hospitais de referência potenciais casos de câncer em crianças e adolescentes.

 


Trinta e nove funcionários públicos participaram da última turma do programa Diagnóstico Precoce, em Araraquara/SP. Próximo treinamento promovido pela Casa Ronald McDonald Jahu será em fevereiro
 

Autor: Ariane Urbanetto