Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

3/11/2017 - Trabalho do HAC é premiado em congresso

   O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho (HAC) teve destaque no XX Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, realizado em Gramado/RS de 18 a 21 de outubro. Trabalho desenvolvido pela equipe foi premiado pela comissão científica do evento.
   A médica responsável, Lenira Mauad, ressalta que o estudo “Fatores de risco para falha terapêutica do tratamento excisional das lesões de alto grau do colo do útero por cirurgia de alta frequência” esteve entre os três selecionados para apresentação oral.
   De acordo com a profissional, o do HAC foi o único trabalho clínico. “Os outros eram estudos multicêntricos envolvendo tecnologia nacional e americana, realizados em universidades por professores e pesquisadores. Como entidade não acadêmica e com metodologia científica e elaboração reconhecidos pelo prêmio, podemos nos considerar muito valorizados”, disse.
   Com mais de 20 anos de atuação, o Programa apresenta índices que demonstram o avanço da instituição em prestação de serviços à comunidade. “O empenho dos nossos profissionais resulta em um trabalho eficaz, que salva vidas, como demonstrado nas nossas publicações”, comenta.

Saiba mais
Em Jaú/SP, com a criação do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do HAC em 1994, em parceria com as secretarias Municipal e Estadual de Saúde, o coeficiente de mortalidade pela doença passou de 10,22 para 2,92 (a cada 100 mil mulheres).
Em 1993, 86% dos casos diagnosticados foram em estágio avançado; em 2015, foram apenas 3% de casos avançados e nenhuma morte.


Na foto, Fabiola Fridman (presidente do Congresso), Adriana Campaner (diretora da Associação Brasileira de Patologia do Trato Inferior e Colposcopia), Lenira Mauad (representante do HAC) e Julio Teixeira (presidente da comissão de trabalhos científicos do Congresso)

Autor: Ariane Urbanetto