03/01/2014 - Hospital Amaral Carvalho reforça a divulgação da NR 32 entre os colaboradores

   No mês passado, o Hospital Amaral Carvalho (HAC), por meio dos setores de Recursos Humanos e Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), iniciou campanha para reforçar a divulgação dos itens da Norma Regulamentadora – NR 32, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), à qual estão sujeitos os colaboradores da instituição que é referência nacional em tratamento de câncer.
   A norma estabelece diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos colaboradores de serviços de promoção e assistência à saúde.
   De acordo com a  coordenadora de Recursos Humanos do HAC, Silvia Maria Ferreira Pelegrina, até fevereiro deste ano, todos os colaboradores da instituição terão em mãos um informativo sobre as principais medidas que devem ser seguidas.
  
Fique por dentro
   As regras que causam mais dúvidas entre os colaboradores e prestadores de serviços, compreendem mudanças com relação à vestimentas, adornos e armazenamento de alimentos nos locais de trabalho.
   De acordo com a NR 32, os profissionais não podem deixar sua estação de trabalho com as vestimentas e equipamentos utilizados nas atividades laborais, como jalecos, aventais e estestocópios, além de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).
   A norma prevê também que nos postos de trabalho é probido fumar, manusear lentes de contato, consumir e manter alimentos e líquidos (refrigerantes, café, água, entre outros).
   Nas dependências do HAC, os colaboradores devem utilizar sapatos fechados, que são aqueles que proporcionam total proteção dos pés (calcanhar, peito, ponta e laterais), ou seja, não possuem nenhuma abertura na parte da frente (bico), no calcanhar, nas laterais ou na parte superior.
   É proibido o uso de adornos como tiaras com enfeites, brincos, piercings, aneis, colares, cachecois, broches, gravatas, relógios e pulseiras.
   A coordenadora de RH afirma que o objetivo da ação entre os colaboradores é esclarecer as dúvidas acerca da norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, que visa o bem-estar dos funcionários da saúde, e por isso, é importante que seja respeitada.”
   A Norma Regulamentadora – NR 32 pode ser consultada na íntegra, no site do MTE: http://migre.me/gYmrV.
 

DocumentoTamanhoTipo
orientsesmt.jpg4.35 MBjpg

Autor: Ariane Urbanetto