17/10/2017 - HAC realiza segundo curso de oncoplastia e reconstrução mamária


Participantes do primeiro Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária realizado pelo HAC

 

Estão abertas as inscrições para o 2º Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária, organizado pelo Hospital Amaral Carvalho (HAC) com chancela da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). O início está previsto para o dia 16 de novembro. São apenas 12 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas no site da SBM (www.sbmastologia.com.br). O programa é destinado a médicos com título de especialista em mastologia.
O objetivo do curso é o treinamento de técnicas cirúrgicas oncológicas associado ao de estéticas, que propicia melhor resultado cosmético, utilizando-se de simetrizações, reconstruções, novas incisões, etc.  “Dessa forma, podemos fazer com que as pacientes saiam de uma cirurgia oncológica de maneira menos traumática, obtendo alguns ganhos estéticos, além de mais tranquilidade, qualidade de vida, satisfação, aumento da autoestima e confiança para enfrentar a doença”, ressalta o mastologista João Ricardo Paloschi, coordenador local do evento.
Ao todo serão 13 módulos, sendo um por mês, com duração de três dias cada. Segundo Paloschi, haverá aulas teóricas e práticas, incluindo cirurgias e ambulatórios. O 13º módulo será realizado em Orlando (EUA), no Nicholson Center, um centro de treinamento do Florida´s Hospital. “O primeiro curso seguiu o mesmo modelo. Foi um sucesso. Fizemos o último módulo no Nicholson Center, utilizando cadáveres, com os quais foi possível realizar todos os procedimentos¨, explicou o médico.
No primeiro curso, mais de 100 pacientes do HAC provenientes do Sistema Único de Saúde foram beneficiadas com as mais avançadas técnicas cirúrgicas utilizadas para o tratamento de câncer de mama. “A partir de então, essa nova forma de conduzir cirurgicamente os casos tornou-se protocolo disponível no Departamento de Mastologia aos pacientes a nós encaminhados”. 
Médicos do Brasil inteiro podem se inscrever. Os currículos serão submetidos à análise para o ingresso ao curso.

Sobre o Departamento de Mastologia

O Departamento de Mastologia do Hospital Amaral Carvalho iniciou seus trabalhos há mais de 30 anos, antes mesmo de a mastologia ser reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, e tem como responsável médico o mastologista Dr. José Roberto Fígaro Caldeira.
Obviamente o foco está voltado na prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias mamárias, principalmente do câncer de mama, que tem maior incidência nas mulheres dentre todos os outros tipos de câncer nelas incidentes. 
Outro objetivo importante do Departamento de Mastologia está relacionado ao ensino médico, no caso a residência em mastologia, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2004. Muitos médicos no Brasil adquiriram sua formação mastológica e agora exercem em suas cidades, inclusive de outros estados do Brasil, a mastologia aprendida no HAC.
Desde 2004 também o Departamento de Mastologia mantém, numa  parceria entre o Hospital Amaral Carvalho e a Secretaria de Saúde de Jaú, o Pró-Mama, um programa que já atendeu e continua atendendo milhares de pacientes de Jaú, com a oferta de exames imaginológicos das mamas e consultas médicas para o diagnóstico precoce do câncer e outras patologias benignas.
Entre os novos projetos do departamento, um deles prestes a se concretizar, está o Centro Mastológico de Alta Resolutividade no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, que consistirá em oferecer numa única consulta médica todos os procedimentos necessários para o diagnóstico definitivo da patologia mamária. Dessa forma, as pacientes não terão necessidade de idas e vindas ao hospital, diminuindo custos, riscos, tempo e resultando em um diagnóstico mais preciso, eficiente, confortável e rápido. Com isso, é possível acelerar o tratamento da doença e, principalmente, melhorar as condições de curabilidade, com cirurgias e tratamentos adjuvantes menos agressivos.
 

Autor: Juliana Parra