Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

4/10/2017 - HAC treina agentes comunitários de Jaú

   Profissionais do Instituto de Prevenção do Hospital Amaral Carvalho (HAC) treinaram agentes comunitários de saúde de Jaú, em setembro, com apoio das secretarias municipais de Educação e Saúde. Mais de 100 participaram de aulas sobre prevenção do câncer de colo do útero e melanoma.
   A iniciativa do HAC objetiva sensibilizar as equipes das unidades básicas de saúde sobre os fatores de risco dos dois tipos de câncer e torná-las aliadas da instituição que é referência em oncologia. “Temos consolidados programas de prevenção e os agentes são peças fundamentais para orientarem a população jauense e encaminhar casos suspeitos ao serviço”, comentou a enfermeira Carla Turini.

Saiba mais
Instituto de Prevenção do HAC
Desde 1994, o HAC mantém um programa dedicado à prevenção do câncer ginecológico, em parceria com as secretarias Municipal e Estadual de Saúde, que oferece o exame preventivo Papanicolaou e conscientiza a comunidade sobre a detecção precoce do câncer de colo de útero, de vulva e endométrio. Após a implantação do serviço, o coeficiente de mortalidade pelo câncer de colo do útero passou de 10,22 óbitos para 2,92 a cada 100 mil mulheres em Jaú.

Em 2007, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde foi criado o programa de prevenção do melanoma, para alertar a população sobre os fatores de risco para desenvolver o câncer de pele e disseminar informações sobre a doença. Entre as diferentes ações, a equipe realiza orientações também ao público infantil em escolas da cidade. 

 

Serviço
Instituto de Prevenção
 

Rua Rui Barbosa, 374 – Jaú/SP
Telefone: (14) 3602-1241
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e sábado, das 8h às 12h.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Ariane Urbanetto