Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

7/7/2017 - Pacientes da pediatria ganham Kit Dodói

   Da parceria entre a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e o Instituto Maurício de Sousa, em 2009 foi criado o projeto Dodói para humanizar e ajudar no tratamento de câncer infantojuvenil. Desde o mês passado, atividade é desenvolvida na ala pediátrica do Hospital Amaral Carvalho (HAC).
  Integrantes da equipe multiprofissional da instituição participaram de treinamento na Abrale, onde foram contempladas com 90 kits e capacitadas para identificar situações em que a ação pode reduzir manifestações psíquicas e comportamentais como medo e insegurança.
   Crianças de 3 a 14 anos podem receber o Kit Dodói, que inclui um boneco da Mônica ou do Cebolinha — consagrados personagens da Turma da Mônica — com versão especial: eles têm curativos e acessórios como termômetro, seringa e estetoscópio, acompanhados de jogos lúdicos e livretos informativos.
   De acordo com a psicóloga do HAC Viviane Clemente Totina a ideia é tornar o ambiente hospitalar menos hostil para o paciente, ajudá-lo a se envolver e melhorar sua adesão ao tratamento. “O estímulo à criança para cuidar do boneco da mesma forma que recebe cuidados, é uma identificação que permite que ela interaja melhor com a equipe. Um dos pacientes, de 3 aninhos, chorava muito quando passava procedimentos um pouco mais invasivos. No dia em que ganhou o boneco, não reclamou nem chorou e repetiu tudo no Cebolinha”, lembra.
   Quando recebeu seu kit, Yany Beatriz Frigatti de Souza (9) contou que é apaixonada pela Turma da Mônica e ficou encantada com o presente. “Achei muito legal fazerem isso pra gente. Ainda vou dar outro nome pra ela, mas sempre que voltar ao hospital, trarei ela e cuidarei direitinho, como as funcionárias cuidam de mim”, disse. 

 
Yany (9) ficou encantada com o presente: "cuidarei direitinho, como as funcionárias cuidam de mim."

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Comunicação e Marketing

Fonte: Fotos: Ariane Urbanetto Andrioli