28/6/2017 - Melanoma em Foco capacita cabeleireiros

   Nesta segunda-feira, a equipe do Programa de Prevenção do Melanoma do Hospital Amaral Carvalho (HAC) orientou cabeleireiros e barbeiros de Jaú e região sobre sinais que podem levar ao diagnóstico precoce da doença. Quarenta e dois profissionais participaram da ação.
   Intitulada “Melanoma em Foco”, a atividade comemora os 10 anos de criação do Programa na cidade com ótimos resultados. “Os casos desse tipo de câncer de pele, que é o mais agressivo, são detectados em estadios iniciais, com melhores chances de cura”, explica a dermatologista responsável, Ana Gabriela Salvio.
   Para alcançar resultados ainda mais satisfatórios na luta contra a doença, a equipe lançou o projeto que incentiva os cabeleireiros à busca ativa de lesões e pintas suspeitas e encaminhamento ao hospital de referência para diagnóstico. “Temos o Programa justamente para triar e iniciar o tratamento o quanto antes”, afirma a médica.
   O cabeleireiro Leandro Sebastian Pereira da Silva conta que, em 25 anos de atuação, nunca viu uma iniciativa como essa. “Me interessei, pois é um assunto de extrema importância e é necessário que nós estejamos envolvidos e participemos com efetividade. Pela saúde e bem-estar dos nossos clientes e amigos”, disse.
   Até o final do ano, o Programa do HAC planeja desenvolver atividade semelhante com outros profissionais para ampliar a rede de agentes que contribuem com a detecção do melanoma em fase inicial. 
 


O cabeleireiro Leandro Sebastian recebe orientações da enfermeira Carla Turini


Profissionais de Jaú e região participaram do Melanoma em Foco

 

Autor: Ariane Urbanetto Andrioli

Fonte: Fotos: Ariane Urbanetto Andrioli