29/5/2017 - Hospital Amaral Carvalho firma parceria com o Instituto Lauro de Souza Lima, de Bauru

   Para aprimorar e ampliar conhecimentos científicos na área da saúde que podem ter grande impacto na oncologia, o Hospital Amaral Carvalho firmou parceria com o Instituto Lauro de Souza Lima, de Bauru. O acordo feito por meio da Fundação de Pesquisa e Ensino em Ciências da Saúde (Funpec), em março, possibilita que pesquisadores atuem no novo Centro de Pesquisa Básica da instituição jauense que é referência nacional em tratamento de câncer entre outras especialidades.
   Com vínculo de colaboração, os profissionais irão desenvolver trabalhos de investigação em oncologia sob coordenação da dermatologista responsável pelo Centro, Ana Gabriela Sálvio.
   Dois projetos  já estão em andamento – um sobre a análise de anticorpos anti-HLA (Antígenos Leucocitários Humanos) nos pacientes pré e pós-transplante de medula óssea, e outro sobre o papel do HPV (Papiloma Vírus) na carcinogênese de mucosa bucal. O início das pesquisas depende da aprovação dos comitês de Ética em Pesquisa do HAC e do ILSL.
   De acordo com um dos médicos envolvidos na organização do Centro, o anatomopatologista do Hospital Amaral Carvalho Adauto José Ferreira Nunes, para os estudos serão utilizados materiais biológicos da instituição, com apoio tecnológico e orientação dos pesquisadores do Instituto que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. “Para nosso serviço, essa parceria veio preencher uma lacuna, já que realizávamos apenas estudos clínicos. O benefício maior é para a sociedade, pois os resultados de eventuais descobertas nesta área podem impactar no diagnóstico, tratamento e prognóstico de neoplasias malignas, no futuro”, afirma.

 


PARCERIA: o diretor do ILSL Dr. Marcos Virmond, a diretora de Desenvolvimento em Saúde do HAC, Dra. Cristina Moro,  a dermatologista do HAC Dra. Ana Gabriela Salvio e o anatomopatologista do hospital Dr. Adauto José Ferreira Nunes, no evento de homologação da parceria científica com o ILSL, em março, no museu do Instituto Lauro de Souza Lima, em Bauru

 

Autor: Ariane Urbanetto