Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

19/5/2017 - Hospital Amaral Carvalho conscientiza sobre nódulos na tireoide

   “Tenho um nódulo de tireoide: e agora?” Com esse tema, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) celebra a Semana Internacional da Tireoide de conscientização sobre doenças da glândula. Em Jaú, interior paulista, o Hospital Amaral Carvalho (HAC) irá promover palestras e ações para alertar a população.
   Referência em tratamento de câncer, a instituição jauense criou uma comissão para coordenar as atividades na cidade,  composta pela endocrinologista Jacira Caracik, o enfermeiro Alessandro Macedo Veiga, e os cirurgiões de cabeça e pescoço Afonso do Carmo Javaroni, Martina Iavarone e Otavio Iavarone.
   No dia 20, a equipe fala sobre o assunto aos alunos de enfermagem, psicologia e educação física das Faculdades Integradas de Jaú, e no dia 22, aos estudantes do curso técnico de enfermagem do Senac. Nos dias 23 e 24, a orientação é para pacientes e funcionários do hospital.
   A programação terá atividade especial no domingo (21), no Jaú Shopping, quando profissionais do HAC irão ensinar o autoexame (palpação da tireoide) para detectar nódulos, além de distribuírem folders e esclarecerem dúvidas.
   O enfermeiro Alessandro explica que o objetivo é destacar os fatores de risco, sinais e sintomas de alterações na tireoide. “Hipertireoidismo, hipotireoidismo, tireoidite, entre outras doenças que podem ser detectadas precocemente e que têm tratamento”.
   De acordo com a SBEM, nódulos de tireoide são muito frequentes, podem afetar de 50% a 60% da população. No entanto, a maioria (cerca de 90% dos casos) são benignos. “Mas é muito importante ficar atento aos sinais que podem levar ao diagnóstico de nódulos malignos, para que sejam tratados adequadamente”, comenta.

Autor: Ariane Urbanetto