Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

16/5/2017 - Higienização das mãos é tema de palestras no HAC

   Neste mês, para celebrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos (5), a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Amaral Carvalho promoveu apresentações a funcionários, pacientes e acompanhantes, com o objetivo de alertá-los para o hábito que pode prevenir infecções.
   De acordo com a enfermeira da unidade, Telma Mendes Barbosa Batistim, apesar de ser uma medida simples, eficiente e barata, muitas pessoas não têm costume de higienizar as mãos com frequência ou corretamente. “É imprescindível observar os detalhes: lavar com sabão as palmas e dorsos das mãos, pontas e meio dos dedos, punhos e enxaguar com água corrente ou álcool gel”, orienta.
   O álcool gel pode ser substituído quando não há possibilidade de lavar com água e sabão se não houver sujidade aparente nas mãos. Essa medida pode ser realizada por profissionais da saúde como para a população em geral.
   A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estima que a correta lavagem das mãos de profissionais de saúde e visitantes de pacientes internados  pode diminuir em,  pelo menos, 40% os casos de contágio. “É uma medida simples que promove a segurança dos pacientes, dos funcionários e demais usuários dos serviços”, comenta.
   No dia a dia, o hábito previne doenças como infecções alimentares, muitas vezes causadas pela má higienização das mãos antes de tocar nos alimentos ou fazer as refeições. “As mãos podem se transformar em veículo condutor de doenças, por isso, é importante que todos fiquem atentos e mantenham as mãos sempre limpas”, ressalta a enfermeira.

 


De acordo com a enfermeira da unidade, Telma Mendes Barbosa Batistim, apesar de ser uma medida simples, eficiente e barata, muitas pessoas não têm costume de higienizar as mãos com frequência ou corretamente.


O álcool gel pode ser substituído quando não há possibilidade de lavar com água e sabão se não houver sujidade aparente nas mãos

Autor: Ariane Urbanetto

Fonte: Fotos: Ariane Urbanetto