6/3/2017 - HAC oferece programa de treinamento em diagnóstico para residentes

   O Hospital Amaral Carvalho (HAC) está com inscrições abertas para o programa de treinamento de diagnóstico laboratorial em doenças hematológicas para médicos residentes da instituição e externos, que cursam residência médica em Clínica Médica, Hematologia e Anatomia Patológica. O início é imediato.
   Serão duas horas de aulas semanais, às terças e sextas-feiras. Inscrições pelo telefone (14) 3602-1194, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h30, e sexta-feira, das 8h às 14h. Confira a programação:

Programa de Treinamento em diagnóstico (Morfologia e Imunofenotipagem) para Residência Médica em Hematologia. Opcional para residentes do Transplante de Medula Óssea (TMO).


Responsável: Dra. Maura R. Valério Ikoma, MD, PhD

1) 1º Ano de Residência – 1º semestre (duração de 1h  - 2 vezes por semana, às terças e sextas-feiras)

Conteúdo teórico / prático

1.1) avaliação do mielograma (3 a 4 semanas)
- qualidade do esfregaço
- identificação morfológica das linhagens hematopoéticas da MO
- quantificação das populações da medula óssea e comparação com os valores de normalidade

1.2) identificação das Leucemias Agudas conforme classificação da OMS 2016 (medula óssea e sangue periférico). Discussão de casos da rotina da Hematologia

1.3) identificação das Doenças Mieloproliferativas Crônicas conforme classificação da OMS 2016 (sangue periférico, mielograma e biópsia de medula óssea).  Discussão de casos da rotina

1.4) classificação das Síndromes Mielodisplásicas conforme OMS 2016 (mielograma e biópsia de medula óssea).  Discussão de casos da rotina

1.5) identificação das Doenças Linfoproliferativas Crônicas (Linfomas, Leucemias Crônicas, Mieloma Múltiplo) conforme classificação da OMS 2016 (sangue periférico, mielograma e biópsia de medula óssea).  Discussão de casos da rotina

1.6) Teórico: indicações dos exames de imunofenotipagem diagnóstica e para detecção de Doença Residual Mínima

2) 1º Ano de Residência – 2º semestre  (duração de 1h  - 2 vezes por semana)

2.1)  Teórico: Introdução à Citometria de Fluxo

2.2) Teórico: classificação das Leucemias Agudas por Imunofenotipagem baseada na Classificação da OMS 2016

2.3) Teórico: classificação das DLPC por Imunofenotipagem baseada na Classificação da OMS 2016

2.4) Avaliações morfológicas dos casos da rotina da Hematologia e discussão em paralelo com os resultados da Imunofenotipagem por CF. Discussão das lesões moleculares prováveis frente ao caso clínico, morfologia e CF.

3) 2º Ano de Residência – 2 semestres (duração de 1h  - 2 vezes por semana)

3.1) Avaliações morfológicas dos casos da rotina da Hematologia e discussão em paralelo com os resultados da Imunofenotipagem por CF. Discussão das lesões moleculares prováveis frente ao caso clínico, morfologia e CF.

3.2) Treinamento diagnóstico por citometria de fluxo (laboratório)  - 30 dias (1º semestre)

4) 1º e 2º Ano de Residência de Hematologia: revisão de artigos de  literatura sobre imunofenotipagem – junto à reunião dos residentes do TMO (a cada 3 semanas)

Autor: Juliana Parra