10/2/2017 - Urologista do Hospital Amaral Carvalho participa de simpósio na França


Dr. Guilherme, do Hospital Amaral Carvalho

   O urologista do Hospital Amaral Carvalho Guilherme Prado Costa esteve no Institut Mutualiste Montsouris (IMM), em Paris, França, na semana passada para se atualizar. Convidado pelo grupo de uro-oncologia, retornou ao hospital onde realizou fellowship — uma espécie de aprimoramento — na área de cirurgia robótica e videolaparoscópica, em 2013.
   Além de assistir procedimentos minimamente invasivos de bexiga, rim e próstata (cistectomia videolaparoscópica, nefrectomia parcial videolaparoscópica e robótica, e tratamento focal de câncer de próstata), desde o dia 30 de janeiro, o médico participou de simpósio sobre câncer de próstata e tumor renal, nos dias 2 e 3 de fevereiro.
   Ele conta ter sido uma oportunidade incrível rever companheiros de diversos países e acompanhar novamente o trabalho da equipe. “A participação no evento foi importante para saber o que os profissionais dos hospitais europeus estão fazendo de novo na área. Muitas das técnicas já são realizadas aqui no Hospital Amaral Carvalho, inclusive, algumas que aprendi na França em 2013”, comenta.


Para se atualizar, o médico acompanhou procedimentos cirúrgicos

Autor: Ariane Urbanetto / Fotos: arquivo pessoal