31/1/2017 - CBO encerra terceira turma


Participantes do CBO

    A terceira edição do Curso Básico de Oncologia (CBO) — promoção da Comissão de Residência Médica do Hospital Amaral Carvalho (HAC) para capacitar estudantes de medicina — terminou na sexta-feira (27).
   Trinta jovens foram selecionados para o evento com duração de uma semana e aulas de renomados especialistas da instituição: hemoterapia, prevenção, radioterapia, quimioterapia, cuidados paliativos, transplante de medula óssea e diferentes tipos de câncer foram alguns dos temas abordados.
   Oncologia não era exatamente a especialidade que Tulio Henrique de Oliveira (23) pensava em estudar. “Não tinha muito interesse na área, mas me inscrevi e quando fui convocado não achei que fosse gostar tanto do curso como gostei”, lembra.
   Mesmo sendo de Guariba, interior paulista, a pouco mais de 100 km de Jaú, o rapaz afirma que não tinha ideia da abrangência e o trabalho prestado pelo HAC. “Fiquei impressionado. O curso foi excelente, todos muito receptivos, profissionais com vontade de nos transmitirem seus conhecimentos. Certamente abriu um novo olhar da especialidade para mim”, relata.


Tulio Henrique de Oliveira

   Além da teoria, os participantes puderam visitar unidades de internação e ambulatoriais do hospital de referência em tratamento de câncer e acompanhar atividades práticas sob a supervisão de médicos. Para a jauense Juliana Cruzera Antonio (19), da Faculdade de Medicina de Catanduva (Fameca), esse foi um dos diferenciais do curso de férias.
   A jovem, que aos 3 anos foi paciente do HAC, conta ter sido extremamente satisfatório retornar à instituição para aprimorar seus conhecimentos. “O aspecto da humanização é o que mais me chama a atenção nesse hospital. Agora vejo por outro lado, como profissional”.
   Juliana não acha que a doença tenha influenciado tanto na sua escolha de ser médica. “Mas tive muitos exemplos, referenciais. Não foi pelo que passei, mas quem conheci, como a Dra. Claudia Oliveira (oncopediatra) e a enfermeira Valeria Dellamano Froze, e o cuidado que tiveram comigo aqui”, disse emocionada.


Juliana Cruzera Antonio

   Desde a primeira edição, o CBO tem importante apoio da Pierre Fabre Médicament. A próxima turma será em julho.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Ariane Urbanetto / Fotos: Comunicação e Marketing