2/12/2016 - Araraquara terá treinamento para detecção de câncer infantil

   De 5 a 9 de dezembro, integrantes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Araraquara (SP) vão participar do Programa Diagnóstico Precoce, promoção da Casa Ronald McDonald Jahu que orienta sobre a detecção precoce do câncer infantil.
   Agentes comunitários, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos participam da primeira turma na cidade. A grade curricular inclui aulas sobre sinais e sintomas da doença, direitos das crianças e adolescentes, aspectos epidemiológicos, e cuidados em oncologia.
   A gerente administrativa da Casa Ronald Jahu, Paula Nobre, explica que a capacitação é uma parceria com o Hospital Amaral Carvalho, cujos profissionais compartilham sua expertise na área, o restaurante franqueado do McDonald’s de Araraquara, a Liga Araraquarense de Combate ao Câncer (Lacca) e a Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara, que liberou equipes para participarem. “Esse apoio é de extrema importância e nos possibilita estender o projeto a cada vez mais pessoas. Juntos, buscamos levar informações aos serviços públicos da região para agilizar o início do tratamento e alcançar resultados ainda melhores”, comenta.
   Até o final do primeiro semestre de 2017, a Casa Ronald McDonald Jahu deverá realizar o Programa Diagnóstico Precoce também em Macatuba, Pederneiras e São Manuel. “Nosso objetivo é treinar as equipes de ESF da região, no interior paulista, e criar uma rede de referência para as suspeitas de tumores pediátricos”, afirma Paula.


A oncologista pediátria do Hospital Amaral Carvalho, Claudia Teresa de Oliveira é uma
das docentes do Programa Diagnóstico Precoce desde a primeira turma, em 2015

Saiba mais
Sobre a Casa Ronald McDonald Jahu

Com arquitetura adequada para melhor atender as crianças e adolescentes com câncer, a Casa Ronald McDonald Jahu recebe hóspedes de todo o Brasil que vem a Jaú para tratamento no Hospital Amaral Carvalho. O imóvel tem três andares e ambiente moderno com brinquedoteca, adoleteca, sala de convivência com TV, cozinha, refeitório, lavanderia, salas de recepção, reuniões e administração. Nos dois andares superiores, ficam os quartos - dez em cada piso - que totalizam 64 acomodações. Além da confortável estrutura, a Casa Ronald McDonald Jahu conta com uma equipe que presta atendimento humanizado.

Sobre o Programa Diagnóstico Precoce
Considerando a importância do diagnóstico precoce no cenário do câncer em crianças e adolescentes, o Instituto Ronald McDonald criou o Programa Diagnóstico Precoce, que visa contribuir para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado, aumentando sensivelmente a expectativa de cura do câncer infantojuvenil. Idealizado em 2005 pelo Comitê de Projetos do Instituto Ronald McDonald em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), e com a primeira capacitação em 2008, o Programa viabiliza a execução de projetos de capacitação de profissionais da Estratégia Saúde da Família (incluindo médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, dentre outros), para que possam suspeitar e encaminhar adequadamente para hospitais de referência potenciais casos de câncer em crianças e adolescentes.

Autor: Ariane Urbanetto