30/11/2016 - Especialista do Amaral Carvalho é monitor em cursos da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva


Primeiro Hands on, em Curitiba

    A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) iniciou em 2015 o curso “Hands On de CPRE e Ecoendoscopia Terapêutica” para ressaltar técnicas disponíveis na área. As aulas práticas ocorreram pela primeira vez durante a XIV Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD), em Curitiba, SP, sendo um grande marco para a especialidade.
   O evento foi realizado neste ano no IRCAD, em Barretos, SP, em julho, e na XV SBAD, em Belo Horizonte, em outubro. 
   Um dos convidados para compartilhar experiências, o endoscopista digestivo do Hospital Amaral Carvalho Gabriel Marques Fávaro, foi monitor nas estações demonstrativas nas três edições do curso. O médico afirma que as atividades práticas foram desenvolvidas com modelos suínos ex-vivos, “cujas peças representam a estrutura do ser humano, permitindo aos participantes o contato com procedimentos endoscópicos avançados, com o objetivo de estimular o aprofundamento técnico dessas pessoas”.


IRCAD, em Barretos

Publicação
   A experiência da primeira turma rendeu um trabalho científico com colaboração do profissional do Amaral Carvalho. Com o título “Ex vivo and simulator models teaching therapeutic ERCP and EUS: description of SOBED’s first course”, trata-se de um descritivo de como foi o curso com modelos animais para a prática dos procedimentos CAPE e Ecoendoscopia.
   O artigo (veja em Anexos) com narrativa metodológica foi publicado na revista científica PubMed/Medline. “O evento é uma iniciativa muito interessante, com foco no aprimoramento das técnicas e a segurança do paciente, e resultados como a aprovação dos participantes e a divulgação nesse conceituado periódico científico latino-americano, são extremamente satisfatórios”, completa.


XV SBAD, em Belo Horizonte

DocumentoTamanhoTipo
Clique e confira o trabalho na íntegra279.64 KBpdf

Autor: Ariane Urbanetto / Fotos: Arquivo pessoal