3/11/2016 - Pacientes do Amaral Carvalho participam de grupo antitabagismo

   Na primeira quinzena de outubro, o grupo de apoio a pacientes fumantes Amaral sem Cigarro encerrou as atividades da primeira turma. Equipe multiprofissional credenciada pela Cratod avalia, orienta e oferece até medicamentos àqueles que desejam abandonar o vício.
   É o caso de Wilson Roberto Garcia Beneochi, de Mineiros do Tietê (SP), que soube do projeto através do Serviço Social do Hospital Amaral Carvalho. Ele afirma que os cuidados especiais prestados pelos profissionais do Amaral sem Cigarro o ajudaram a parar de fumar. “Eram quase quatro maços de cigarro por dia e minha saúde estava cada vez pior. É muito difícil, mas graças a essa mudança, consigo sentir novamente o sabor da comida, caminhar por mais tempo e até respirar melhor”, afirma.
   As reuniões são realizadas semanalmente para pacientes do hospital. Interessados em participar devem se inscrever pelo telefone (14) 3602-1343.


Primeira turma do grupo Amaral Sem Cigarro

Saiba mais
As ações do grupo Amaral sem Cigarro foram inspiradas no projeto do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Jaú para conscientizar os usuários do Hospital Amaral Carvalho sobre os malefícios do fumo. A equipe composta por farmacêuticos, enfermeiros, assistente social e um médico pneumologista iniciou treinamentos pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) do Ministério da Saúde, em 2015. Com a dedicação dos profissionais, a instituição é credenciada pelo Ministério e conta com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES SP) para desenvolver ações com pacientes tabagistas e fornecer medicamentos que os ajudem a superar o vício.

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing / Foto: Beatriz Milanez