5/9/2016 - Gente que Faz – Profissionais do TMO explicam a importância do serviço que é referência

   Em agosto, o tema do ciclo de palestras mensais Gente que Faz do Hospital Amaral Carvalho foi o setor de Transplante de Medula Óssea (TMO) que desempenha papel fundamental na saúde do País como o centro que mais realiza o procedimento – em média, 200 por ano, e que comemorou 20 anos de atuação nesse mês.
   A introdução ao assunto ficou por conta do hematologista do hospital, Mair Pedro de Souza, que explicou sobre o transplante de células tronco hematopoéticas. “É uma alternativa de tratamento, mais eficaz para determinados casos de doenças no sangue, que proporciona reconstituição do sistema imunológico, como forma de evitar infecções, hemorragias e etc.”, comentou.
   A enfermeira Ana Claudia Ferrari dos Santos esclareceu sobre o trabalho na Unidade de Internação e Isolamento. “Assistência pré e pós-transplante aos pacientes e ao doador aparentado, garantindo a segurança e melhor recuperação deles. O fluxo de pessoas nessa área do hospital é restrito para preveni-los da exposição, tanto que no local há um rigor maior de higienização e controle da purificação de ar”.
   Também participou a enfermeira Talita Chaves Martins Saggioro, do Ambulatório de TMO. “Quando o paciente retorna para consultar com o médico e verificar o progresso do tratamento, passa por cuidados da nossa equipe. Lá, é atendido e liberado para retornar à sua residência ou para a Casa de Apoio do Amaral Carvalho”.
    Teve destaque o importante ofício da Administração TMO, que acompanha a vida de quem recebeu alta hospitalar. “Criamos vínculos com eles e ficamos orgulhosos de saber que voltaram a fazer o que gostam, seja trabalhar, viajar, praticar esportes, curtir sua família ou animais de estimação”, disse Mair.


Profissionais do Amaral Carvalho falam sobre o serviço de
Transplante
de Medula Óssea aos colaboradores da instituição


Talita, Mair e Ana Claudia explicaram a importância do centro
referência na realização de Transplante de Medula Óssea

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing / Fotos: Beatriz Milanez