31/8/2016 - Nutricionistas orientam pacientes no Amaral Carvalho

   Analisar as condições físicas, sociais e culturais, além de promover qualidade de vida e saúde são algumas atividades desenvolvidas pelo profissional de nutrição que auxilia pessoas a terem uma alimentação mais equilibrada, garantindo um bom estado nutricional. Profissão tão importante que recebeu um dia para ser comemorado: 31 de agosto.
   No Hospital Amaral Carvalho, a Nutrição Clínica é encarregada por esse tipo de acompanhamento dos pacientes. A coordenadora do setor, Ana Elisa Brandão, explica que a equipe realiza visitas diariamente. “Identificamos pacientes em risco nutricional, com perda de peso ou apetite, redução da ingesta alimentar e sintomas do tratamento e adequamos a dieta de acordo com suas necessidades, a fim de preservar o estado nutricional e prevenir a desnutrição. Dessa forma, conseguimos favorecer a recuperação e a cicatrização, reduzir complicações e o período de internação”.
   A atuação ocorre com pacientes internados, ambulatoriais e das Casas de Apoio da instituição. “Entregamos um cardápio individualizado e um guia nutricional com orientações para pacientes que estão iniciando o tratamento".
   Atualmente, são realizados em média 500 atendimentos ambulatoriais por mês. “A maioria da Gastroenterologia, Cabeça e Pescoço, Oncologia, Transplante de Medula Óssea e Cirurgia Bariátrica", conta Ana Elisa.
  Também é importante o trabalho das nutricionistas do Serviço de Distribuição Nutricional (SDN), responsáveis pelas preparações e distribuição dos alimentos. “Ficamos incumbidas pela qualidade e higienização dos alimentos, balanceamento e entrega das refeições específicas, garantindo a segurança dos pacientes”, relata a coordenadora Maria Helena Arroyos Hilário.

O serviço de Nutrição desenvolveu o guia nutricional, disponível também no site do Hospital Amaral Carvalho, com orientações para pacientes e seus familiares e cuidadores. Veja as dicas: http://migre.me/uPkgW.
Se houver dúvidas ou persistir com dificuldade na alimentação, procure um profissional.


Nutricionistas do Hospital Amaral Carvalho

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing