26/8/2016 - Psicólogos do Hospital Amaral Carvalho auxiliam pacientes no tratamento de câncer

   Para homenagear o profissional responsável pela saúde mental, 27 de agosto é o Dia do Psicólogo, no Brasil. Desde 2006, o Hospital Amaral Carvalho mantém uma equipe que atua diretamente nos cuidados com os pacientes oncológicos.
   O acompanhamento é fundamental para a pessoa e os familiares enfrentarem a doença. “O diagnóstico ocasiona uma desestruturação emocional. Por isso, o atendimento é oferecido em todas as fases do tratamento, como um suporte para proporcionar melhor compreensão e fortalecimento das estruturas de enfrentamento, principalmente o alívio do sofrimento decorrente do adoecimento”, explica a coordenadora de Psicologia da instituição, Viviane da Silva Clemente Totina.
   De acordo com ela, o câncer é uma enfermidade ainda repleta de estigmas associadas à morte e, apesar de todo o conhecimento e informações, tem quase sempre um efeito devastador. Portanto, o apoio emocional é importante para o paciente atribuir novos significados a seu estado, reinterpretar sua patologia e diminuir emoções negativas relativas a tal situação.
   No Amaral Carvalho, os atendimentos ocorrem em internações clínicas e cirúrgicas, ambulatórios como Pediatria, Hematologia e Oncologia, grupos de apoio e no serviço de Bariátrica. São realizadas em média 10 mil consultas por ano.

Jornada de Psicologia Hospitalar
Para celebrar o Dia do Psicólogo e comemorar os 10 anos do serviço de Psicologia do Hospital Amaral Carvalho, a instituição irá promover a primeira Jornada de Psicologia Hospitalar com o tema “A psicologia na atenção hospitalar e o trabalho em equipe multidisciplinar”, em 10 de setembro.
O evento destinado a profissionais, estudantes e interessados pela área tem apoio do Ballet Mariaska, do Jaú Serve Supermercados e da livraria Espaço União. As inscrições estão encerradas.


Equipe de profissionais do serviço de Psicologia do Hospital Amaral Carvalho

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing / Foto: Juliana Parra