10/8/2016 - Araraquara tem lançamento local do McDia Feliz

    Aproximadamente 100 pessoas participaram, ontem (9), de um encontro especial no Comfort Hotel Araraquara (SP). A Casa Ronald McDonald Jahu, em parceria com a Liga Araraquarense de Combate ao Câncer (Lacca) e com os restaurantes McDonald’s da cidade, promoveu o lançamento local do McDia Feliz, a maior campanha nacional pela luta contra o câncer infantil e juvenil.
   Os organizadores recepcionaram empresários, voluntários e representantes da imprensa em uma confraternização para divulgar os detalhes da ação que angaria recursos para a casa de apoio infantil. “O McDia Feliz ajudou a construir a Casa Ronald McDonald Jahu e, neste ano, arrecada verba para custear as atividades em benefício de crianças e adolescentes em tratamento de câncer”, explicou o presidente da unidade, José Antonio Barata de Almeida Bueno.
   Um dos importantes apoiadores do McDia Feliz é o proprietário do restaurante franqueado do McDonald’s em Araraquara, Luiz Amadeu Sadalla, que na ocasião contou a história da criação das Casas Ronald McDonald do Brasil e solicitou colaboração dos empresários e da comunidade neste evento. “Temos uma das campanhas mais expressivas, mais fortes do interior e queremos superar os números dos anos anteriores”, ressaltou.
   O presidente da Lacca, Luiz Arib Nacir, destacou o empenho dos voluntários do grupo que há mais de sete anos participa da campanha. “Abraçamos essa causa e fazemos o que for preciso para que seja um sucesso. Eu sempre brinco que, no McDia Feliz, todo mundo deve tirar as panelas do fogão e ir a um restaurante McDonald’s comprar Big Mac para ajudar”, contou.
   Acompanhado da primeira-dama, Zi Barbieri, o prefeito municipal, Marcelo Barbieri falou sobre a importância do envolvimento da população, reafirmou seu apoio à causa e parabenizou a equipe pelo trabalho desenvolvido.

Diagnóstico Precoce
   A gerente da Casa Ronald Jahu, Paula Nobre, aproveitou a oportunidade para informar sobre uma novidade: Araraquara será a próxima cidade a sediar o Programa Diagnóstico Precoce, do Instituto Ronald McDonald, que capacita profissionais da rede básica de saúde para a detecção do câncer infantil e juvenil em estágio inicial. “É um projeto muito importante, que faz diferença nas regiões onde ocorre, aumentando as chances de cura e proporcionando melhores condições de tratamento às crianças e adolescentes”.
   Paula explicou que a Casa Ronald Jahu já capacitou turmas de quatro cidades, Jaú, Bariri, Lençóis Paulista e Dois Córregos. “Agora, com incentivo da Lacca e apoio da Secretaria Municipal de Saúde, vamos trazer o curso para funcionários públicos de Araraquara”, revelou.


O responsável pelo restaurante franqueado do McDonald's em Araraquara, Luiz Amadeu Sadalla,
a gerente da Casa Ronald Jahu, Paula Nobre, o presidente da casa, José Antonio Barata de Almeida Bueno
e a primeira-dama de Araraquara, Zi Barbieri


Representantes da Liga Araraquarense de Combate ao Câncer, dos restaurantes McDonald's
de Araraquara e da Prefeitura Municipal prestigiaram a Casa Ronald McDonald Jahu
durante o lançamento local do McDia Feliz 2016

Saiba mais
Sobre a Casa Ronald McDonald Jahu

Com arquitetura adequada para melhor atender os adolescentes e crianças com câncer, a Casa Ronald McDonald Jahu recebe hóspedes de todo o Brasil que vem a Jaú para tratamento no Hospital Amaral Carvalho. O imóvel tem três andares e ambiente moderno com brinquedoteca, adoleteca, sala de convivência com TV, cozinha, refeitório, lavanderia, salas de recepção, reuniões e administração. Nos dois andares superiores, ficam os quartos - dez em cada piso - que totalizam 64 acomodações. Além da confortável estrutura, a Casa Ronald McDonald Jahu conta com uma equipe que presta atendimento humanizado.

Sobre o McDia Feliz
A campanha McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de milhares de voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa em prol de adolescentes e crianças com câncer. Em 2016, 79 projetos de 58 instituições de todo o país receberão recursos da arrecadação da campanha.
O McDia Feliz é o dia de maior movimento do ano nos restaurantes McDonald’s, além de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de zero a 19 anos. A campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald visa captar recursos e concentrar esforços em projetos locais, regionais e nacionais a fim de contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantil e juvenil. Mais informações em www.mcdiafeliz.org.br

Sobre o Instituto Ronald McDonald
O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer.
Com 17 anos de atuação, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.
Desde 1999, mais de R$ 300 milhões foram arrecadados através de campanhas e eventos como o McDia Feliz, os Cofrinhos, o Invitational Golf Cup e o Jantar de Gala, que foram destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais, casas e grupos de apoio que lutam pela cura do câncer infantil e juvenil. Cerca de 3 milhões de crianças e adolescentes foram beneficiados nestes 17 anos de trabalho do Instituto Ronald McDonald.
Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.

Sobre o Programa Diagnóstico Precoce
Considerando a importância do diagnóstico precoce no cenário do câncer em crianças e adolescentes, o Instituto Ronald McDonald criou o Programa Diagnóstico Precoce, que visa contribuir para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado, aumentando sensivelmente a expectativa de cura do câncer infantojuvenil. Idealizado em 2005 pelo Comitê de Projetos do Instituto Ronald McDonald em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), e com a primeira capacitação em 2008, o Programa viabiliza a execução de projetos de capacitação de profissionais da Estratégia Saúde da Família (incluindo médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, dentre outros), para que possam suspeitar e encaminhar adequadamente para hospitais de referência potenciais casos de câncer em crianças e adolescentes.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • José Antonio Barata de Almeida Bueno, presidente da Casa Ronald McDonald Jahu

    José Antonio Barata de Almeida Bueno, presidente da Casa Ronald McDonald Jahu

  • Funcionários do McDonalds

    Funcionários do McDonalds

  • Apoiadores da campanha

    Apoiadores da campanha

  • Apoiadores da campanha

    Apoiadores da campanha

Autor: Ariane Urbanetto