Cuidados com a pele o ano todo

   Muitas pessoas sabem que a frequente exposição ao sol pode prejudicar a saúde da pele e gerar doenças como o câncer. Mas ainda existem dúvidas sobre os dias frios: será que o sol de inverno também é perigoso? Pensando na prevenção e bem-estar, a dermatologista e coordenadora do Programa de Prevenção do Melanoma do Hospital Amaral Carvalho, Ana Gabriela Salvio, chama a atenção aos cuidados durante o ano.
   Por ser um país tropical, no Brasil a insolação é intensa e alcança a pele mesmo quando o tempo aparenta estar nublado. “Os raios ultravioleta (A e B) nos atingem principalmente no período de maior índice de radiação, das 10h às 16h, e são eles os responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele”, contextualiza a médica.
   Ela explica que os tipos mais comuns são os carcinomas basocelulares e espinocelulares. “Também existe o melanoma, que é o mais raro e agressivo, podendo ser decorrente de susceptibilidade genética”.
   O melanoma normalmente é identificado pela pinta preta com algumas características específicas da sua regra de ABCDE. “A de assimetria diferente, B de bordas irregulares ou pouco definidas, C de cores variadas – nos tons de marrom, preto, branco e vermelho, D de diâmetro maior que seis milímetros e E de evolução”, esclarece.

Diagnóstico
   Alterações ou surgimento de novas pintas e manchas devem ser analisados por médico, que realizará exames e biópsia, se necessário, para identificar o tipo de câncer de pele.
   O diagnóstico precoce do melanoma ameniza o tratamento cirúrgico e apresenta maior chance de cura. “Além de poupar o paciente de cirurgias mais complexas, se detectado em fase inicial, é 100% curável. Por isso é importante conhecer o próprio corpo e consultar um especialista, em caso de dúvidas”.

Prevenção e cuidados com a pele
   O uso de filtro solar é indispensável. “O fator mais indicado é a partir de 30, independente do clima. No inverno, a pele fica mais seca, sendo necessário mantê-la hidratada, que é importante para a aparência, proteção e integridade da barreira cutânea. Banhos muito quentes devem ser evitados e priorizados sabonetes de fragrâncias suaves”, sugere a profissional.

Contínuo
   No Hospital Amaral Carvalho, o Programa de Prevenção do Melanoma orienta a população diariamente em posto fixo na Rua Rui Barbosa, 374 – Jaú (SP). De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30, e aos sábados, das 8h às 13h. Mais informações pelo telefone (14) 3602-1241.
   De segunda a quinta-feira, a equipe se desloca a unidades de saúde do município para atender os interessados e esclarecer dúvidas. Confira a agenda: http://migre.me/u4fNc.

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing / Imagem: Internet