11/6/2016 - Mais de 50 doam sangue no Hemonúcleo

   Nesta manhã, mais de 50 pessoas passaram pelo Hemonúcleo Regional de Jaú do Hospital Amaral Carvalho para doar sangue. A maioria, membros da Igreja Universal de Jaú (e cidades da região), que participaram de uma ação especial.
   A iniciativa foi do jornalista Ricardo Augusto que viu na TV matérias falando sobre a queda nas coletas de hemocomponentes em épocas mais frias e conheceu a campanha nacional Junho Vermelho, que incentiva as doações nesse período. “Sugeri aos amigos em um grupo de conversa pelo celular e todos se interessaram e se empenharam para vir hoje doar”, explicou.
   De acordo com o organizador, o grupo da igreja sempre promove campanhas solidárias como arrecadação de alimentos e roupas. “Essa é a segunda vez que viemos colaborar. Muitos doaram pela primeira vez e outros, participaram da ação em fevereiro”, disse.

Solidariedade e responsabilidade social
   O responsável pelo Hemonúcleo, o hematologista Marcos Mauad, afirmou que atividades como essa são importantes e ajudam a manter os estoques abastecidos. “A doação é um ato de solidariedade, que ajuda a salvar vidas, mas é também um ato de responsabilidade social, pois nunca sabemos se um familiar ou nós mesmos vamos precisar de transfusões de sangue. Então é importante que os hemocentros estejam sempre preparados, e o componente principal depende da doação”, ressaltou.
   O médico relata que as doações diminuem com as baixas temperaturas em virtude de resfriados e gripes, entre outros fatores. “Por isso, quem estiver em boas condições de saúde deve se conscientizar do benefício que pode gerar a outras pessoas ao doar sangue”.

Horário especial
   Quem não pode comparecer à unidade neste sábado, tem a oportunidade de doar em horário especial, na terça-feira (14), quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue: além do expediente normal, das 7h30 às 13h30, haverá coleta das 18h às 20h.

Fique atento aos requisitos
   Para doar sangue é necessário apresentar documento original com foto na recepção do Hemonúcleo. O doador deve estar em boas condições de saúde, descansado e não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Veja outros requisitos aqui: http://migre.me/u4Msd.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • Ricardo Augusto

    Ricardo Augusto

Autor: Ariane Urbanetto / Fotos: Beatriz Milanez