31/5/2016 - Amaral Carvalho apoia o Dia Mundial sem Tabaco

   Instituído em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco. O Hospital Amaral Carvalho, incentivador da prevenção de câncer e referência em tratamento oncológico, apoia a causa de alertar sobre os riscos do tabagismo à saúde.
   De acordo com o cirurgião torácico e pneumologista da instituição, Carlos Alexandre Polônio, cessar o fumo faz com que a frequência cardíaca e, consequentemente, a respiração, melhorem. “Além de prevenir doenças como infarto e bronquite, pode otimizar o tratamento de câncer e poupar outras pessoas no mesmo ambiente”, afirma.
   Parar de fumar é uma atitude difícil, que precisa de comprometimento, mas que prolonga a vida. Uma das ações de estímulo promovida pelo hospital, é o programa Amaral Sem Cigarro, desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O objetivo é orientar fumantes dos malefícios do tabaco e oferecer acompanhamento profissional.
   O projeto está em processo de implantação e deve ter início nos próximos meses, aos pacientes com câncer de cabeça e pescoço do Amaral Carvalho. “Após avaliação dos resultados, vamos estender para os demais departamentos e colaboradores”, explica a coordenadora do grupo, Derli Maria de Souza e Lima.
   A expectativa é de otimismo. “Queremos sensibilizar para que abandonem esse hábito e encorajem outras pessoas a fazerem o mesmo”, deseja Derli.

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing